Caldo de cana é carregado? A bebida favorita do brasileiro!

Caldo de cana é carregado? A bebida favorita do brasileiro!

É comum se perguntar se o caldo de cana é carregado e pode trazer algum tipo de malefício a saúde, já quem nem sempre informações a respeito desse tipo de alimento são amplamente divulgadas. Essa bebida é uma das mais populares do Brasil, devido a forte presença da cana-de-açúcar em nossa região. 

Essa bebida possui algumas substâncias e nutrientes que podem trazer vários benefícios para a nossa saúde. Continue acompanhando este post para descobrir se o caldo de cana é carregado e como devemos consumi-lo de maneira adequada.

De qual fruta é feita o Caldo de cana?

Embora alguns pensem que o caldo de cana é extraído de uma fruta, a verdade é que essa bebida é extraída de uma planta pertencente a família das gramíneas perenes, a cana-de-açúcar, que passou a fazer parte do Brasil no século XVI, durante a instalação dos engenhos de açúcar. 

De qual fruta é feita o Caldo de cana?
Fonte/Reprodução: original.

Essa planta pode chegar até 6 metros de altura e possui um caule fibroso e rico em sacarose, o que faz com que a cana seja usada na fabricação de açúcar e várias bebidas. Antes de entender se o caldo de cana é carregado, vamos conhecer o impacto positivo que essa bebida tem em nosso corpo. 

Quais os benefícios do consumo do Caldo de cana?

Se engana quem pensa que o caldo de cana é composta apenas por açúcar. Essa bebida possui também uma boa quantidade de água e nutrientes em sua composição. Vamos conhecer os principais benefícios proporcionados pelo caldo de cana. 

Repõe as energias

O caldo de cana é rico em potássio e outros tipos de eletrólitos capazes de restaurar as energias do organismo. Ele também possui grande eficiência em repor os carboidratos estocados no músculo em forma de oxigênio. Essa é uma grande vantagem para atletas e praticantes de atividades físicas. 

Retarda o envelhecimento

Por conter substancias antioxidantes como os ácidos clorogênicos e os flavonoides, o caldo de cana é capaz de reduzir a ação danosa dos radicais livres, que aumentam a degeneração celular e favorecem o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, por exemplo. 

É um diurético natural 

O caldo de cana possui muita água em sua composição, isso o torna um diurético natural capaz de melhorar o funcionamento renal e prevenir infecções urinárias. Consumir o caldo de cana também ajuda a prevenir pedras nos rins e eliminar substâncias indesejadas no corpo. 

Combate a anemia

A anemia é uma doença que atinge muitas pessoas e na maioria das vezes é causada pela falta de ferro. O caldo de cana é rico em ferro, que auxilia no transporte de nutrientes e oxigênio no sangue. Por isso, consumir caldo de cana pode combater a anemia. 

Útil no tratamento da acne

Não é apenas por beber o caldo de cana que podemos aproveitar os seus benefícios, mas também por passá-la na pele. O caldo é riquíssimo em alfa hidroxiácidos que estimulam a renovação celular e combatem a acne dessa forma. 

Vimos de onde vem e conhecemos os seus benefícios, vamos entender se o caldo de cana é carregado e precisa ser evitado durante períodos de recuperação de lesões e cirurgias. 

O Caldo de cana é carregado?

A informação de que o caldo de cana é carregado é absolutamente falsa, pois a bebida não é capaz de provocar nenhuma inflamação. Na verdade, o caldo de cana possui propriedades anti-inflamatórias que podem beneficiar pessoas que estejam passando por um processo de cicatrização. 

O Caldo de cana é carregado?
Fonte/Reprodução: original.

Apesar de não ser verdadeira a informação que o caldo de cana é carregado, ele precisa ser consumido com moderação por qualquer pessoa, independente da sua condição física, devido à quantidade de calorias e açúcar presente em sua composição. 

Quem não pode consumir o Caldo de cana?

O caldo deve ser evitado principalmente pelos diabéticos e pré-diabéticos, já que ele é capaz de potencializar o aumento do açúcar no sangue. Além desses, pessoas obesas, com sobrepeso e os que tem gordura no figado também devem evitar o consumo do caldo de cana. 

Como extrair o Caldo de cana?

Talvez você já tenha presenciado o processo de extração do caldo de cana que é muito comum em feiras e lanchonetes. Basta inserir a cana-de-açúcar no moedor que instantaneamente o caldo estará pronto para consumir. Esse processo pode ser feito até em sua casa com a ajuda de um liquidificador e um coador, mas pode não ser muito prático realizar a extração assim.

Quais as formas de consumo do Caldo de cana?

A melhor forma de consumir o caldo de cana é em sua forma natural, de preferência, acompanhado com o gelo. Mas o caldo continua saboroso quando misturado com sucos de frutas como abacaxi e limão. Também é possível utilizar o caldo de cana como tempero para saladas e carnes. 

Tabela nutricional do Caldo de cana

Já sabemos ser falso o boato que o caldo de cana é carregado e isso se dá devido aos seus nutrientes. Portanto, conhecer a sua tabela nutricional é fundamental para entender de fato do que é composto o sumo da cana-de-açúcar e porque faz bem ao corpo. 100g de caldo de cana contêm:

  • Calorias: 65;
  • Carboidratos: 18,2 g;
  • Fibras: 0,1 g;
  • Magnésio: 12,0 mg;
  • Cálcio: 9,1 mg;
  • Potássio: 18,0 mg;
  • Fósforo: 4,8 mg;
  • Zinco: 0,1 mg;
  • Manganês: 0,2 mg.

Se consumido com moderação, o caldo de cana tem muito a acrescentar em nossa vida, por nos proporcionar energia e vários outros benefícios vistos aqui. Agora que leu este post, você pode beber sem se preocupar se o caldo de cana é carregado ou não, respeitando os níveis moderados de ingestão e quaisquer restrições individuais. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *