Uma dúvida comum entres os consumidores é se a calabresa é remoso ou se pode ser consumida sem maiores preocupações, relevante devido à linguiça calabresa ser um dos alimentos mais consumidos, que traz diversas possibilidades de receitas.
Precisa saber se a linguiça é remoso ou não antes de comprar? Então fica nesse post até o final para conferir todos os detalhes sobre o alimento!
O que é a calabresa?
A linguiça do tipo calabresa é um alimento com tempero picante presente na mesa de muitos brasileiros na hora do almoço, jantar ou até mesmo naquele churrasco do final de semana.
Pelo fato da calabresa ser um alimento versátil e de rápido preparo, é comum que ela seja servida como petisco em bares e restaurantes, além de ser um dos sabores de pizzas mais consumidos na nação.
Por ser um alimento que é muito comum na dieta de pessoas de todas as idades, é importante saber se calabresa é remoso ou não. Logo, deve-se saber que a calabresa é preparada através da carne de porco curada, defumada ou não.
Assim como a mortadela, salsicha e outros alimentos embutidos, a calabresa é um alimento que possui em sua composição, além dos temperos picantes, alguns corantes, que se consumidos em excesso, podem ocasionar problemas estomacais.
Calabresa é remoso?
Mas afinal, calabresa é remoso? Ou o alimento pode ser consumido sem preocupações? Para responder essa pergunta, devemos olhar com mais atenção para a composição da linguiça calabresa.
Em sua composição, a calabresa contém teores de gorduras saturadas, que podem aumentar os índices de colesterol ruim (LDL) e agravar outros problemas intestinais. Devido a isso, calabresa é remoso e o ideal é que ela seja consumida de forma moderada ou até mesmo evitada.
Como calabresa é remoso, o ideal é que ela seja substituída nas refeições por proteínas naturais, saudáveis e que não trazem nenhum dano à saúde. Peixes e carnes magras são algumas opções para quem quer seguir uma boa dieta.
Como a calabresa é feita?
A calabresa é feita a partir da carne suína, que depois de ser cortada em pedaços, é moída e misturada com várias especiarias. Para ser finalizada, essa carne é enrolada e levada para uma câmara fria por algumas horas.
Para que o gosto apimentado da calabresa seja realçado, além da pimenta e do alho, alguns corantes e conservantes são adicionados durante o processo de preparação. Devido a esse acréscimo de conservantes e ao fato de ser feita a partir da carne de porco é que pode-se considerar a calabresa remosa.
Além disso, a forma em que a calabresa é preparada dentro da cozinha pode torná-la ainda mais prejudicial à saúde. Isso porque quando ela é feita com adição de gordura ou óleo dentro da cozinha, ela se torna ainda mais danosa ao sistema organismo.
A calabresa é saudável?
Pelo fato da calabresa ser um alimento embutido e até mesmo por ser produzida a partir da carne suína, deve-se evitar o seu consumo, que não é considerado saudável.
Como visto anteriormente, calabresa é remoso. Logo, para as pessoas que já possuem problemas estomacais ou que estão tentando seguir uma dieta mais saudável, esse não é um alimento indicado.
Vale ressaltar que, para as pessoas que possuem processos inflamatórios no corpo, que passaram por cirurgias, fizeram tatuagem ou colocaram piercing, a calabresa é um alimento que deve ser evitado por algumas semanas.