Sejam bem vindos ao Prende o Intestino. Site feito por pessoas que possuem problemas de intestino preso ou solto e que buscam soluções naturais e seguras para esses problemas. Obs: Site supervisionado por um Enfermeiro e um Psicólogo!
10 bons exercícios para quem tem prisão de ventre
Alguns exercícios podem ajudar a aliviar quem tem prisão de ventre. Diversos fatores podem contribuir e aliviar muito os sintomas e queixas de quem sofre com prisão de ventre e os exercícios são uma ótima opção.
Entenda mais sobre a prisão de ventre e como esse quadro pode ser evitado com mudanças de hábitos do dia a dia.
O que é a prisão de ventre?
A prisão de ventre consiste na dificuldade de evacuar, por mais vontade que a pessoa esteja sentindo. Normalmente, ela dura poucos dias, mas pode se tornar crônica se os episódios forem frequentes. Nesse caso, é importante realizar acompanhamento médico para entender a causa e realizar o tratamento de maneira mais eficaz.
Quais os sintomas da prisão de ventre?
Os sintomas da prisão de ventre variam muito de pessoa para pessoa. No geral, quem sofre com esse quadro, além da dificuldade de evacuação, pode experienciar sintomas como fezes em pouca quantidade, ressecadas e em bolinhas, inchaço da barriga, dor no abdomem, cólicas, gases, sensação da barriga estar pesada e até mesmo leves sangramentos por conta da força e ressecamento.
A intensidade desses sintomas também mudam de acordo com o tempo que a pessoa está sem evacuar e com o organismo de cada um.
Quais as causas da prisão de ventre?
A causa mais frequente da prisão de ventre, é a má alimentação. Uma pessoa com uma alimentação pobre em água e fibras, por exemplo, é mais propensa a sofrer de prisão de ventre do que pessoas com uma dieta mais equilibrada.
O consumo excessivo de proteínas animais, alimentos industrializados, sedentarismo e baixa ingestão de líquidos também podem ocasionar ou piorar os quadros de prisão de ventre.
Quais alimentos favorecem a prisão de ventre?
Além dos alimentos industrializados e processados, alguns outros alimentos podem acabar piorando a prisão de ventre. Para quem sofre de constipação, alimentos ricos em açúcar, refrigerantes, chocolates e doces em excesso devem ser evitados. Frituras, comidas prontas, leites e seus derivados também podem piorar os sintomas da prisão de ventre.
Alimentos que combatem a prisão de ventre
Para que seu intestino funcione perfeitamente, alguns alimentos podem ser acrescentados na sua dieta, como beber muita água, alimentos ricos em fibras, cereais integrais e frutas com casca.
Conheça 10 bons exercícios para quem tem prisão de ventre
Além da alimentação correta, alguns exercícios podem ser realizados e ajudam muito a aliviar. Abaixo, confira os melhores exercícios para prisão de ventre:
- Caminhada: Caminhar consegue melhorar a circulação sanguínea e o consumo de energia do corpo, favorecendo seu funcionamento da melhor forma;
- Abdominais: Estimular a região da barriga também é uma maneira de manter o intestino funcionando, uma massagem no local também favorece o trânsito intestinal;
- Agachamento: Assim como o exercício abdominal, o agachamento trabalha os músculos do abdômen, ajudando no funcionamento do intestino;
- Alívio do vento: Essa é uma das posturas da Yoga que ajudam a soltar o intestino, perfeito para quem sofre de prisão de ventre;
- Pular corda: Além de divertida, essa é uma atividade que estimula os movimentos peristálticos do seu intestino, ajudando a soltar as peças;
- Pilates: Uma atividade super completa, que movimenta todo o corpo e consegue diminuir os episódios de prisão de ventre em cerca de 40% dos casos;
- Respiração: É isso mesmo, respirar profundamente faz com que todo o trato gastrointestinal receba mais oxigênio, funcionando melhor;
- Sucção de abdômen: A prática diária desse exercício contribui para a regularização do funcionamento do intestino;
- Dança: Dançar é uma das maneiras de manter a prisão de ventre bem longe e ainda proporciona outros benefícios para o corpo;
- Rotação do tronco: O simples fato de rotacionar seu tronco de um lado para o outro, já movimenta a região do abdômen e facilita o trânsito intestinal.
A prisão de ventre causa um incômodo muito grande em quem sofre disso, porém, é possível reduzir muito os episódios com essas mudanças de hábitos e a prática dos exercícios. Caso persista, é importante buscar auxílio de um médico.