O caju é conhecido por todo o país, mas tem origem na região litorânea do nordeste do Brasil. Porém é preciso ter cautela: por possuir várias funções na alimentação sua ingestão não pode ser excessiva.
Se você já tem uma disposição a prisão de ventre o caju, como a maçã, a batata, os pães brancos e a banana-verde, age na prisão do intestino, por isso, é um grande aliado nas crises de diarreia e intestino solto, regulando o funcionamento do órgão.
A história do caju
Fruta já conhecida e consumida pela população indígena, o caju foi, e é, muito presente na cultura dos povos originários de nosso país, usado até mesmo na contagem de seus anos de vida já que frutifica somente uma vez ao ano.

Além disso, por sua localização natural, escassez durante a maior parte e grande utilidade, já que é possível aproveitar da raiz até o fruto, sendo todas as partes do cajueiro grandes fontes de suprimentos para uma variedade de funções, o caju foi até motivo de guerras entre povos indígenas. Foi com a colonização dos portugueses em 1500 que a fruta conquistou o mundo, chegando até a Ásia, Europa e África, sendo a Índia hoje em dia o maior produtor e exportador de Caju do mundo, seguida pelo Vietnã.
Qual o período da safra do caju?
O período de safra do caju é de 5 meses de agosto a janeiro, somente uma vez ao ano.
É verdade que o caju ajuda a prender o intestino?
Por ter taninos em sua composição com propriedades adstringentes, a ingestão do fruto pode causar prisão de ventre, e sua composição favorece a absorção dos excessos de água do intestino.
Quais são os nutrientes do caju?
O caju possui nutrientes diferentes e variados, a depender da parte consumida A“carne do caju” ou poupa é rica em vitamina C, tendo 5 vezes mais dessa substância que uma laranja. Também possui sais minerais como zinco, ferro, cálcio, fósforo e cobre, além de aminoácidos e fibras, que ajudam na operação do sistema digestivo. Já a castanha de caju é fonte de vitamina E, ômega 3, selênio e aminoácido triptofano. Tamanha riqueza e complexidade fazem do caju uma grande fonte nutritiva.
Caju benefícios contra a anemia, diabetes e hipertensão
Alimentos como o caju são ideais para o bom funcionamento do corpo e para prevenir doenças, já que são ricos em nutrientes essenciais: por ser rico em ferro o caju previne a anemia. Seu consumo também ajuda a combater o diabetes pois mesmo com seu sabor doce, o caju tem baixas quantidades de açúcar e não aumenta a quantidade de açúcar no sangue. Além disso, contém magnésio que é um mineral que ajuda bastante contra a hipertensão.
Finalização
Importante fonte de nutrição, o caju tem uma história marcante na construção do nosso país e um papel importante na alimentação dos brasileiros. É, ainda, uma fruta que faz parte da nossa cultura, seja pela sua aplicação na culinária ou na tradição de músicas e brincadeiras, presença na rotina do nordeste do Brasil e reconhecido por seu sabor e por suas propriedades medicinais por todo o mundo.