O requeijão é gorduroso Descubra!

O requeijão é gorduroso? Descubra!

Presente em muitas receitas que incluem desde pratos principais a aperitivos, muitos se perguntam se o requeijão é gorduroso ou pode prejudicar a saúde, visto que o requeijão é popular na culinária brasileira.

Considerando que o alimento pode compor uma diversidade de pratos dos mais simples aos mais elaborados, existe a preocupação de que o requeijão é gorduroso ou não, e se é seguro inseri-lo na dieta.  

Para entender se requeijão é gorduroso, reunimos neste conteúdo, algumas informações sobre o tema. Aqui você vai ver como surgiu o requeijão, quais os benefícios, como inserir o requeijão na dieta e muito mais!

Como surgiu o requeijão?

Antes de saber se o requeijão é gorduroso, entenda qual a sua origem, com a enorme fabricação de leite desnatado fermentado, muitas vezes ele acabava por azedar e foi descoberto que com o calor, ele se tornava comestível e isso foi se aprimorando conforme o tempo.

Como surgiu o requeijão
Fonte/Reprodução: original

Nesse sentido, pode-se dizer que no início o requeijão era apenas um subproduto e não era tão conhecido quanto hoje, o qual é um ingrediente muito conhecido na culinária brasileira por compor uma diversidade de pratos.

Há benefícios no consumo do requeijão?

Por ser rico em cálcio, o requeijão pode trazer muitos benefícios para o organismo humano, principalmente no que diz respeito ao bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, bem como na coagulação do sangue e contribuição do fortalecimento dos ossos e dentes.

Além disso, o ingrediente também é rico em ferro, vitamina A e potássio. No entanto, é fundamental tomar os devidos cuidados com o uso em excesso dele, que pode prejudicar a saúde.

Requeijão é gorduroso?

Bastante consumido em lanches e outros pratos, o requeijão é gorduroso, pois tem um alto teor de gordura saturada que são potencialmente prejudiciais ao coração. No geral, até mesmo a versão light do ingrediente é gordurosa.

Visto que o requeijão é gorduroso, se consumido em grandes quantidades pode gerar o aumento de riscos de doenças cardiovasculares e do diabetes. Sendo assim, o ideal é não exagerar no uso do alimento.

Requeijão tradicional x requeijão light: há muita diferença?

Embora seja correto afirmar que o requeijão é gorduroso e que as duas versões possuem um alto teor de gordura, existem algumas distinções entre os dois. Enquanto o requeijão tradicional possui uma maior quantidade de gorduras totais, o requeijão light contém uma menor quantidade.

Requeijão tradicional x requeijão light há muita diferença
Fonte/Reprodução: original

No entanto, é imprescindível manter o cuidado com o excesso independente de qual versão pretende consumir, visto que a gordura saturada em sua composição pode comprometer a saúde. 

Como inserir o requeijão na dieta

Existem diversas possibilidades de inserir o requeijão na dieta, porém, é importante fazer isso de modo equilibrado. Por este motivo, é essencial tomar cuidado com a quantidade das porções e outras questões que incluem:

  • Monitoramento da ingestão calórica;
  • Combinação de alimentos;
  • Escolha a versão menos gordurosa.

O segredo para inserir o requeijão na dieta e se manter saudável é a moderação e a variação de pratos. Acima de tudo, é importante consultar um profissional da saúde, principalmente caso tenha restrições alimentares.

‌Agora que sabe que o requeijão é gorduroso, chegou o momento de decidir se vai adotá-lo para a sua dieta, considerando todas as dicas passadas aqui neste conteúdo. Não se esqueça de se atentar ao teor de gorduras e a quantidade mais adequada para consumir o ingrediente no dia a dia, bem como as melhores combinações e receitas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *