Indicado para o tratamento de anemia, o sulfato ferroso é a substância geralmente indicada àqueles que estão com deficiência de ferro, mas do que será que ele é feito? Além do tratamento de anemia, ele tem alguma outra serventia? Ele está em algum alimento? Quais? Ele solta o intestino? Entenda tudo sobre o sulfato ferroso aqui com a gente!
O que é o Sulfato Ferroso?
O sulfato de ferro (II) ou sulfato ferroso, é uma substância química ilustrada pela fórmula: FeSO4. Ele pode ser encontrado em medicamentos, suplementos nutricionais e é possível encontrar em alimentos ricos em ferro.
Fonte/Reprodução: original
Para que serve o sulfato ferroso
O sulfato ferroso é indicado para o tratamento de doenças relacionadas à falta do elemento ferro no organismo humano. Essa deficiência pode ser causada por diversos motivos, entre eles: dieta inadequada, má absorção, gravidez e/ou perda de sangue.
Quais alimentos são ricos em ferro?
A aquisição de ferro pode ser captada, como dito anteriormente, por suplementos nutricionais, porém, há também alimentos que são ricos em ferros e estão presentes em todos os âmbitos alimentícios: legumes, carnes, cereais e mais. Confira logo abaixo alguns exemplos de alimentos que são ricos em ferro:
Carnes vermelhas
Considerada a principal fonte de ferro, a carne vermelha é uma das grandes aliadas àqueles que estão com deficiência de ferro, em média, a cada 100g de carne há 5mg de ferro.
Alguns cortes recomendados de carnes vermelhas que contêm ferro são: patinho, coxão mole, músculo, filé mignon e lagarto. Esses cortes magros específicos proporcionam um melhor aproveitamento do ferro.
Peixes
Muito relacionados à sua grande quantia de ômega 3, os peixes também possuem uma quantidade considerável de ferro, em 100g dele há de 0,5 a 1 mg da substância.
Beterraba
A beterraba é outra grande aliada no combate da deficiência de ferro, a cada 100g do legume há 2,5 mg de ferro.
Gema de ovo
O ferro e outras substâncias benéficas ao corpo, como as vitaminas A, D, complexo B e o cálcio, também são encontrados na gema de ovo. Em média, em uma gema de ovo é encontrado 1mg de ferro.
Cereais
Em média, há 5 mg de ferro a cada 100g de cereais, entre elas, quinoa, massas integrais, cevada, trigo, aveia e outros.
Leguminosas
Muitos já sabem que o feijão é rico em ferro, porém, ele não é a única leguminosa que é rica em ferro, como por exemplo, a lentilha. Em uma média de 100g de leguminosas a tendência é que tenha 2 mg dessa substância.
Oleaginosas
Avelãs, amêndoas, castanha-do-Pará, pistache e outras oleaginosas contém, em média, 2,5 mg de ferro em uma quantia de 100g.
Vegetais verdes
Folhas que contém a coloração verde escura são fontes riquíssimas de fibras, vitaminas, e minerais, entre eles o ferro. Rúcula, espinafre, couve, brócolis e agrião são alguns exemplos, neles, a cada 100g há cerca de 3,6mg de ferro.
Então sulfato ferroso prende ou solta o intestino?
De acordo com a bula de sulfato ferroso, as possíveis reações adversas causadas por esta substância são: coloração escura nas fezes, cãibras, dores abdominais e estomacais, náuseas, constipação intestinal, vômitos, e a diarréia.
Portanto o sulfato ferroso pode sim causar a solta do intestino em casos adversos.
Advertência: em casos de problemas de saúde consulte um médico, nunca se automedique.