Qual Leite Prende O Intestino (1)

Qual leite prende o intestino?

Afinal, o consumo de leite prende o intestino? O leite é um alimento rico em proteínas e cálcio, muitos especialistas apontam que ele é muito importante na prevenção de problemas, como osteoporose, e manter a massa muscular. Mesmo assim, muitas pessoas apresentam desconfortos estomacais e efeito laxante ao tomar o famoso leite. Por que isso acontece? Será possível entender se o leite prende o intestino ou não a seguir. 

Quais tipos de leites que existem?

Como já sabemos, o consumo do leite é um dos hábitos alimentares mais antigos da nossa sociedade e atualmente vários são os tipos de leites disponíveis em supermercados. Cada um deles apresenta características que diferem um dos outros, seja no sabor, aroma ou nutrientes. Listamos os principais tipos de leite mais vendidos e seus diferenciais:

Leite integral

Esse é o mais comum encontrado nos mercados. Esse nome é dado a ele por não passar por nenhum processo de remoção de gordura. Muitos procuram por esse leite por conter muitas características nutricionais originais.

Leite semidesnatado

Diferentemente do leite integral, o leite desnatado passa por um processo de remoção de pelo menos 50% das gorduras encontradas no alimento. Mesmo após passar pelo processo, isso não afeta em nada no volume de proteínas e cálcio.

Esse tipo de leite contém menor valor calórico, porém, também apresenta concentrações de vitaminas lipossolúveis abaixo dos níveis em comparação a versão integral.

Leite Desnatado

Esse leite passa pelo processo de remoção total de todas as gorduras encontradas. É considerado a versão com níveis mais baixos de calorias em relação aos já apresentados. Para pessoas acostumadas ao consumo de leite integral, o leite desnatado pode parecer extremamente diferente em questão de sabor e aroma. 

Leite de Cabra

O leite de cabra não é tão popular no Brasil. Esse é um tipo de leite que tem em sua composição um volume grande de gorduras e valor elevado em calorias. É bastante utilizado por intolerantes ao leite de vaca, pois é mais fácil de ser digerido pelo organismo.

Alimento rico em proteínas, cálcio e outros nutrientes. Seu sabor é mais marcante que no caso do leite de vaca, considerado mais forte.

Leites vegetais

Os leites vegetais são bebidas criadas a partir de cereais, leguminosas e oleaginosas. Esses ingredientes apresentam bons valores de proteínas, vitaminas e minerais para aqueles que não desejam ou não podem consumir o produto de origem animal.

Alguns exemplos para de leites vegetais são: leite de soja; leite de amêndoas; leite de quinoa, leite de aveia e o leite de arroz.

De fato, o leite é algo que não pode faltar na mesa de famílias do mundo inteiro. A escolha do leite ideal pode ser feita com a ajuda de nutricionistas. Lembre-se que suas porções variam para adultos, crianças e idosos. 

Quais os benefícios do leite no organismo?

Especialistas da área de nutrição apontam que o consumo de leite é de extrema importância para o organismo do ser humano. O leite é um alimento riquíssimo em cálcio, proteínas, fósforo, sódio, potássio e outras vitaminas. 

Qual Leite Prende O Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

Em vários estudos, é apontado que o consumo do leite é significativo para pessoas de todas as idades, desde o aleitamento, até a idade adulta. Entre seus principais benefícios, podemos incluir que o leite é capaz de:

  • Auxiliar o crescimento
  • Ajudar no ganho de massa muscular
  • Contribuir para a perda de peso
  • Aliar na saúde dos ossos

Mesmo com todos os benefícios do alimento, é importante deixar claro que o consumo excessivo de leite pode trazer problemas. Contudo, uma dieta pobre dos nutrientes encontrados no leite pode influenciar negativamente na formação e desenvolvimento da criança e adolescente. 

O leite prende ou solta o intestino?

Mas afinal, o leite prende o intestino? Essa questão é bastante recorrente no consumo de leite. Entretanto,  o resultado de indisposições intestinais depende das condições específicas de cada consumidor, como o funcionamento do metabolismo e sua dieta. 

A intolerância à lactose é considerada a incapacidade da digestão do açúcar encontrado no leite e derivados. Ocorre que o intestino delgado não é capaz de produzir a enzima digestiva nomeada de lactase.

É bastante comum em pessoas na fase adulta, mas também pode ocorrer em crianças, capaz de ser revertida. Normalmente, ela resulta do envelhecimento ou de alguma doença. 

A intolerância não é perigosa. Normalmente a pessoa apresenta sintomas como dores abdominais, gases, náuseas e diarreia ao consumir leite. Ela pode ser controlada por meio de dietas, o consumo de leite sem lactose ou até mesmo por ingestão da enzima lactase. Aconselha-se também a substituição do leite de origem animal por leites vegetais. 

O caso da prisão de ventre pode ser explicado pelo fato do leite de supermercado conter antibióticos e hormônios das vacas que o produziram. O processo de pasteurização é responsável por remover enzimas, vitaminas e minerais, que ajudam em sua digestão.

Outro fato estudado para explicar o motivo que o leite prende o intestino em algumas pessoas, é que o leite produzido consegue absorver parte da ração que as vacas são alimentadas, causando prisão de ventre em consumidores sensíveis ao alimento. 

Qual o melhor tipo de leite para o estômago? 

Há muitos pesquisadores que aconselham o consumo do leite desnatado ou semi desnatado, pois ambos contêm menos chances de causar problemas de prisão de ventre e outros problemas.

Esses tipos de leite são bem mais fáceis para o organismo diferir, comparado ao leite integral. Também não causam problemas estomacais e são mais leves. Além disso,  os leites desnatados trazem uma quantidade menor de calorias e ajudam no controle de peso.

Ao apresentar problemas com o consumo de leite, procure sempre por um profissional confiável da área de nutrição. Ele será capaz de indicar as melhores alternativas para desviar dos problemas, ao considerar as características de seu organismo. 


Comments

2 respostas para “Qual leite prende o intestino?”

  1. […] de anemia, ele tem alguma outra serventia? Ele está em algum alimento? Quais? Ele solta o intestino? Entenda tudo sobre o sulfato ferroso aqui com a […]

  2. […] algumas reações do Neocate leite e dentre elas, a principal seria diarreia no bebê, portanto, seu uso deve ser moderado e se os […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *