Jambo é carregado?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Jambo é carregado

Table of Contents

O Jambo é comumente consumido no Brasil e facilmente encontrado no norte e nordeste do país, por isso, saber se o jambo é carregado é importante para quem já incluiu ou deseja incluir a fruta na dieta.

Alimentos remosos ou carregados são conhecidos por serem potencialmente inflamatórios. Normalmente, esse tipo de alimento são descritos como ricos em sódio ou açúcares, elementos que despertam essa reação no organismo.

Com a abundância de frutas no país, os brasileiros as estão sempre consumindo e isso inclui o jambo. Por isso, há uma grande preocupação relacionada aos seus benefícios e se o jambo é carregado. Vamos descobrir tudo sobre a fruta a seguir.

O que é o Jambo e qual a sua origem?

O Jambo é uma fruta popularmente conhecida no Brasil, no entanto, engana-se quem pensa que ela é originária do país. A fruta é de origem indiana e foi trazida por colonizadores há séculos, adaptando-se bem ao clima tropical que encontrou aqui.

O que é o Jambo e qual a sua origem
Fonte/Reprodução: original

O jambeiro é comumente conhecido por dar flores cor de rosa e cobrir o chão com suas pétalas. Ele é comercializado principalmente em feiras, mas é comum encontrar jambeiros enfeitando a cidade em algumas regiões do país.

Quais os benefícios do jambo?

O jambo é rico em minerais, fibras, vitaminas A, B1 e B12, além de conter ferro, fósforo, cálcio, carotenoides e antocianinas. Devido às suas propriedades, o jambo auxilia a prevenir a obesidade, reduz inflamações, além de ajudar na prevenção de outras doenças, sendo benéficas para a saúde.

A introdução do jambo na dieta traz benefícios à saúde, bem como a adição de outros legumes e frutas que também contam com as vitaminas e minerais necessárias para a prevenção de doenças e garantir melhorias no organismo humano.

Tabela nutricional

O jambo é uma fruta muito benéfica para a saúde e ajuda principalmente no funcionamento regular do intestino, evitando problemas como a prisão de ventre. Confira abaixo a tabela nutricional referente a 100g da fruta, antes de descobrir se o jambo é carregado:

VALOR NUTRICIONAL DO JAMBO (100g)

Proteínas

0,9 g

Valor energético

27 kcal

Carboidratos

6,5 g

Magnésio

14,0 mg

Sódio

22,0 mg

Fibras

5,1 g

Vitamina B3

1,18 mg

Vitamina C

3,8 mg

Gorduras totais

0,1 g

Assim como outros legumes e frutas, é importante não consumir o jambo danificado ou com larvas, para evitar risco de contaminações.

O jambo é carregado?

O jambo conta com uma antocianina que é a chamada cianidina 3-glicosídeo que realiza ações anti-inflamatórias no organismo, sendo ideal para o processo de cicatrização. Sendo assim, não é correto afirmar que jambo é carregado.

Isso significa que a fruta pode ser consumida por pessoas que fizeram uma tatuagem, estão se recuperando de alguma lesão ou de um processo pós-operatório.

A verdade é que a fruta é indicada para a auxiliar no tratamento de uma inflamação e por isso, não é necessário se preocupar se o jambo é carregado ou não.

Quem pode comer jambo?

A fruta é indicada principalmente para pessoas que praticam exercícios físicos, visto que é uma rica fonte de fósforo, minerais e ferro. Sem contar que o jambo é abundante em taninos e flavonoides, bioativos, antioxidantes e anti-inflamatórios.

O jambo também favorece a saúde promovendo a melhora da circulação do sangue e combatendo doenças cardíacas. Sendo assim, a fruta pode ser consumida como suco ou em sua forma natural.

Quem pode comer jambo
Fonte/Reprodução: original

É errado afirmar que o jambo é carregado, mas ele deve ser evitado pessoas com intestino irritável ou quem tem intolerância à frutose, visto que pode causar irritações, diarreia e inchaço.

Você acabou de ver que não se pode afirmar que jambo é carregado, afinal, a fruta é rica em proteínas e minerais sendo ideal para processos de cicatrização. Porém, é importante salientar que o consumo dele em excesso não é indicado, assim como qualquer outro alimento.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também