O repolho é um alimento muito tradicional na culinária, mas será que repolho é indigesto? Utilizado em saladas, o repolho possui muitos benefícios à saúde, entre eles o combate a diabetes, alívio das dores musculares, além de ajudar a manter os ossos e dentes mais fortes e a boa manutenção do funcionamento do coração.
Ainda assim muitas pessoas acreditam que o repolho é indigesto e deve ser consumido com moderação. Confira neste artigo tudo sobre este alimento e como a indigestão pode ser evitada.
O que é a indigestão?
A indigestão trata-se de uma etapa da digestão de um alimento que passou por complicações que podem ser variadas, apresentando alguns sintomas como arrotos, o desconforto na boca do estômago, além de náusea e enjôos.
As causas mais comuns são relacionadas ao consumo de alimentos gordurosos ou por comer rápido demais e até mesmo por tomar uma quantidade de líquido em excesso antes de fazer uma refeição. A boa notícia é que há tratamento e que ele pode ser realizado junto a um médico especialista.
O repolho na alimentação
O repolho é um alimento rico em antioxidantes e fibras que auxiliam a absorver a gordura, dessa forma, as células de oxidação de gordura fazem com que os níveis de colesterol ruim no sangue sejam reduzidos. O alimento não é proibido de ser consumido e isso não está relacionado ao fato de muitos acreditarem que repolho é indigesto.
Ele pode ser consumido em sopas, de maneira crua, geralmente presente em saladas, ou de maneira cozida em refogados. O repolho é indigesto se consumido em grandes quantidades, geralmente de 2 a três poções é o mais indicado, mesmo não havendo uma medida determinada. Além disso, o repolho é indigesto para as mães que estão amamentando, o que pode proporcionar ao bebê o desconforto das cólicas.
Como evitar a indigestão?
Com alguns cuidados durante a alimentação a indigestão pode ser evitada. Entre as mais comuns é evitar o consumo em excesso de alimentos pouco saudáveis como embutidos, alimentos industrializados e muito gordurosos, pois isso pode ser um fator para acentuar a indigestão.
Vale ressaltar que mastigar bem os alimentos e não comer rápido é um importante fator para o processo de digestão das refeições e caso os problemas com indigestão sejam frequentes, a dica é buscar ajuda médica para ter o acompanhamento adequado.
O repolho é mesmo indigesto?
O repolho é indigesto uma vez que seus compostos não sejam digeridos pelo organismo, o que pode ocasionar desconfortos como a dores e até mesmo flatulências. O repolho é indigesto e uma dica é reduzir o consumo do alimento, evitando comer em excesso. A diversidade dos alimentos pode ajudar a reduzir esses efeitos.
Ao consumir repolho em uma refeição, é necessário se atentar à quantidade de líquido ingerida antes, além de se certificar que o alimento foi bem mastigado antes de engolir. Equilibrar o prato com alimentos saudáveis e sem temperos mais fortes, industrializados e muita gordura também pode ser uma maneira de diminuir o risco de indigestão.
Mesmo sabendo que o repolho é indigesto, vale ressaltar que ele traz uma série de benefícios à saúde uma vez que consumido. Esse consumo deve ser realizado com cautela, mas não abolido em definitivo do cardápio, basta que haja equilíbrio a fim de evitar a indigestão e seus sintomas.