Quais as causas da diarreia: oque ajuda a prender o intestino

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Quais as causas da diarreia: oque ajuda a prender o intestino

Table of Contents

Quase todo mundo já teve problemas com a incontinência fecal em algum momento da vida. Esse problema é muito comum e pode atingir pessoas das mais diversas idades, desde as crianças mais novas até os idosos. Dependendo de seus desdobramentos, não existem grandes riscos para a saúde das pessoas, mas isso pode diferir em casos específicos.

De toda forma, este texto apresentará quais são as causas da diarreia, além de mostrar também quais são os tipos existentes e o que pode ser feito para tratar o problema de maneira simples. 

O que é a diarreia?

A diarreia é uma condição que provoca a incontinência fecal, isto é, o aumento da vontade de ir ao banheiro evacuar. Além disso, o problema também causa a diminuição da consistência das fezes, mais aguadas. Como dito acima, isso é algo comum, mas deve ser levado a sério, principalmente se é persistente e se acometer crianças e idosos.

O que acontece é que a diarreia causa a perda de muito líquido e esse cenário para as crianças e para as pessoas mais velhas pode ser perigoso, já que elas podem desidratar com muita facilidade. Dessa forma, procurar assistência médica pode ser necessário para evitar que problemas mais sérios surjam.

Quais as causas da diarreia?

É muito normal as pessoas associarem os quadros de diarreia à alimentação, especialmente a alguma comida específica que tenha sido consumida antes do problema aparecer. A verdade é que essa situação pode ter várias causas. Entre as mais comuns estão:

  • Intoxicação e infecções bacterianas;
  • Infecções por vírus;
  • Existência, no intestino, de parasitos que causam amebíase e giardíase;
  • Mau funcionamento da motilidade do tubo digestivo;
  • Uso de determinados medicamentos, como os antibióticos, por exemplo;
  • Consumo excessivo de laxantes;
  • Intolerância ao leite e seus derivados;
  • Intolerância a algumas substâncias, como o sorbitol, por exemplo;
  • Uso de alguns medicamentos para o coração e para câncer (por causa de seus efeitos colaterais);
  • E consumo excessivo de Vitamina C.

De toda forma, a melhor maneira de descobrir qual é a causa da diarreia e poder tratá-la adequadamente é ir ao médico e realizar os exames solicitados por ele.

Tipos de diarreia

A diarreia pode se apresentar de maneiras diferentes, o que faz com que seja classificada em alguns tipos. A diarreia comum é aquela que dura geralmente até duas semanas e acomete mais as crianças. A infecciosa, por sua vez, pode estar associada também a sintomas de febre, cansaço e perda de apetite. Ela costuma ser desencadeada por vírus ou bactérias.

Tipos de diarreia
Confira os principais tipos de diarreia. Fonte/Reprodução: original.

Também tem a diarreia crônica, sendo aquela que dura mais de duas semanas. Nesse caso, é muito importante descobrir qual a causa do problema para ele ser resolvido, mas, no geral, ela está ligada à intolerância alimentar. A amebíase é um tipo de diarreia causada pelo consumo de água suja ou comida mal lavada. Pode dar dor de barriga, febre, prisão de ventre, fraqueza corporal, e até gerar manchas de sangue nas fezes.

A giardíase também é causada pela ingestão de água e alimentos sujos. Ela desencadeia dores estomacais, diarreia recorrente, falta de consistência das fezes, dor de cabeça, e fadiga. Uma coisa importante pontuar sobre esse tipo, é que ele é contagioso e pode ser transmitido por meio do contato com excrementos de pessoas doentes ou até por relações sexuais.

Por fim, também tem a diarreia causada pela intolerância à lactose. Pessoas que sofrem com esse problema, além de apresentarem a incontinência fecal, ainda podem ter prisão de ventre e gases.

Quais alimentos combatem a diarreia?

Alguns alimentos específicos podem ajudar a combater os sintomas da diarreia. Entre eles: banana, maçã, caldos de carnes magras, torradas e arroz. Essas comidas podem contribuir para a melhora na consistência das fezes além de apresentarem alguns nutrientes importantes para quem está com esse problema, como o potássio, por exemplo.

Remédios para diarreia?

Alguns medicamentos podem ser recomendados pelo médico para combater a diarreia. Entre eles estão a Loperamida, a Racecadotrila e o Saccharomyces boulardii. Alguns probióticos também podem ser usados nesse contexto, principalmente no caso das crianças.

Além disso, algumas soluções caseiras também são bem-vindas, como o chá de camomila, de erva-doce e de hortelã, e o soro caseiro. Todos eles vão contribuir para repor nutrientes importantes perdidos nas crises de diarreia.

O que acontece se a diarreia não passar?

O problema mais notório associado à diarreia é a desidratação. Pessoas que sofrem com esse problema podem perder bastante líquido, o que é um problema ainda maior para crianças e idosos. Por esse motivo, é muito recomendado que as pessoas procurem assistência médica para que o organismo possa voltar logo ao seu estado normal.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook