Fato ou fake presunto é gorduroso Descubra!

Fato ou fake: presunto é gorduroso? Descubra!

O presunto é um alimento muito consumido em todo o Brasil, seja no lanche ou no café da manhã ele sempre marca presença, mas será que o presunto é gorduroso? A verdade é que o alimento além de fazer parte dos lares também é muito utilizado para fazer receitas, que por sua vez são muito saborosas.

Para entender se o presunto é gorduroso, siga com a leitura deste post completo e saiba mais sobre o alimento, quais seus benefícios e tudo a respeito desse item tão tradicional na culinária. Confira e descubra tudo sobre o embutido.

O que é o presunto?

O presunto trata-se de um alimento que tem sua base na carne de porco, e a depender do tipo de presunto, pode ser que outras partes do animal sejam utilizadas na produção desse embutido.

O que é o presunto
Fonte/Reprodução: original

Muitas pessoas dizem que presunto é gorduroso, pois o mesmo é considerado um embutido, que se refere quando vísceras, carnes e o sangue é triturado, homogenizado e embutido sob pressão ou colocados em tripas, que podem ser artificiais ou naturais, para proteger de fatores externos.

Presunto e apresuntado: qual a diferença?

Basicamente, a diferença entre presunto e apresuntado está na qualidade, o que vai impactar também no preço final do produto, que tende a ser mais barato que o presunto e isso possui uma explicação.

Enquanto o presunto é feito da carne de porco, o apresuntado é feito das sobras da produção de presunto e outros cortes da carne de porco que são menos nobres, com alto de gordura, e por isso seu valor é mais em conta no mercado. Assim, sempre esteja atento em qual é qual, para não comprar errado e prejudicar sua dieta.

Benefícios do consumo de presunto

Geralmente, o consumo de presunto não é recomendado pelos nutricionistas, especialmente em grandes quantidades, isso porque se trata de um alimento que possui altas concentrações de gordura, o que conforma que presunto é gorduroso, conservantes químicos e sódio. É importante destacar que outras alternativas, como o queijo branco, podem ser mais indicadas.

O fato de estar relacionado a categoria dos embutidos, reforça que o presunto é gorduroso, e, além disso, vale ressaltar que os embutidos surgiram da necessidade de preservar os alimentos por mais tempo na antiguidade, uma vez que não se tinha geladeiras. Dessa forma, os alimentos dessa categoria, como é o caso do presunto, para serem conservados por mais tempo, recebem aditivos como sódio, corantes, conservantes e estabilizantes para que sua validade seja prolongada.

Mas o presunto é realmente gorduroso?

O presunto é gorduroso, e ainda que ele seja consumido na forma cozida, muito popular hoje em dia, ainda não deixa de ser um embutido. Apesar de não ter tanto excesso de gordura como sua versão genérica, o apresuntado ou presunto carrega em sua composição altos níveis de gorduras saturadas, sódio, e calorias, elementos que não fazem bem à saúde.

Mas o presunto é realmente gorduroso
Fonte/Reprodução: original

Por conta da gordura saturada, que reforça o conceito de que o presunto é gorduroso, o corpo humano pode ter um maior estímulo para o aumento do colesterol, além do surgimento de doenças do coração, o sódio pode estimular a hipertensão e os corantes podem fazer mal ao estômago.

O presunto é gorduroso e seus componentes não favorecem a uma alimentação saudável, especialmente para quem deseja manter uma dieta equilibrada. Por isso, apostar em outras opções é essencial, apostando em opções menos calóricas e ricas em nutrientes que podem ajudar na manutenção do corpo e saúde ainda mais saudáveis.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *