Hoje o assunto é muito interessante e um tanto quanto polêmico: uns dizem que faz muito bem, outros dizem que não, nós vamos falar sobre o peixe merluza, afinal de contas o peixe merluza prende o intestino ou isso é apenas um mito? Quais serão seus benefícios e como prepará-lo de maneira excelente.
Peixe Merluza prende o intestino ou não? Descubra!
Muitos perguntam se o peixe merluza prende o intestino ou não, o fato é que não há indícios ou estudos que comprovem que o peixe merluza prende o intestino, porém podemos dizer que ele provoca gases, o peixe merluza e também os outros peixes estão dentre os alimentos que podem provocar gases.
Se por algum acaso você comer peixe e ele desregular o seu intestino veja se não foi por conta de algum molho e não do peixe em si, pois alguns temperos ou condimentos podem desregular o nosso intestino prendendo-o ou soltando-o.
A Merluza é qual tipo de peixe?
A Merluza não é um tipo de peixe muito raro, ela é encontrada no Oceano Pacífico, no Oceano Atlântico e também no Mar Mediterrâneo. Ele vem da família dos gadiformes, tem uma boca grande, mas não maior do que sua cabeça, seus dentes são bem pontiagudos, ele é coberto por escamas e tem um corpo comprido, atingindo aproximadamente 50 cm e seu peso médio é 1,5 kg.
A Merluza é uma dos três pescados que o Brasil mais importa e no pódio também estão o salmão e o bacalhau. Sua carne é branca, firme, de uma qualidade excelente e combina com diversas formas de cozimento, é um peixe muito popular, pois raramente encontramos espinhas no filé.
Como citado anteriormente a merluza não é um peixe muito raro, porém existe uma variação dele que é rara sim, encontrada apenas na Patagônia nas águas geladas e profundas, ele se chama merluza-negra, dificilmente encontramos ele no Brasil e os argentinos o adoram.
Quais os benefícios nutricionais do peixe Merluza?
O peixe Merluza faz muito sucesso, como citado anteriormente, por não ter muita espinha no seu filé, porém ele também é uma proteína incrível, rico em muitos benefícios como potássio e fósforo. Ele faz muito bem para o coração devido ao potássio presente nele, pois previne problemas vasculares cerebrais e auxilia no controle da pressão arterial.
O benefício do fósforo entra nos músculos, nos ossos e dentes e ele também é uma fonte excelente de vitaminas do complexo B, auxiliando no sistema nervoso, raciocínio e memória, também contribui para a imunidade.
Como pode ser preparada a Merluza?
Uma ótima maneira de preparar a Merluza é utilizando uma Airfryer, você fará o seguinte:
- Vai separar 2 filés de merluza e temperar com limão, alho, sal e pimenta-do-reino ao gosto.
- Tempere a Merluza com os itens citados anteriormente e deixe marinando por cerca de 20 minutos, nesse tempo você liga sua Airfryer e pré-aqueça ela por 5 minutos.
- Depois você vai colocar a Merluza na cestinha da AirFryer e deixar ela a 180 graus por 25 minutos,
- Na metade desse período de 25 minutos você vira os filés para que todos os lados fiquem bem assados.
Para quem não tem AirFryer também vale a velha e boa frigideira com óleo, não se preocupe, mas uma dica bem legal é você verificar a temperatura do Óleo antes de colocar o filé, ele deve estar bem quente, do mesmo jeito quando vamos fritar salgadinhos ou batata frita.
Se quiser um filé à milanesa bem crocante, você pode misturar farinha de trigo, fubá e farinha de rosca. Para um filé cozido bem saboroso, você pode acrescentar nos temperos: pimentão e leite de coco. E, se ainda quiser acrescentar algo ao tempero, você pode combinar essas ervas: manjericão, coentro, alecrim, cheiro verde, tomilho, todos esses são ficam incríveis na Merluza.
Agora que você já conhece os benefícios da merluza e já tirou a dúvida de que o peixe merluza prende o intestino já pode comer seu peixinho de maneira tranquila, atende-se aos temperos e aos acompanhamentos espero ter ajudado, até a próxima!