Dor na barriga e diarreia frequentes: o que pode ser?

Dor na barriga e diarreia frequentes: o que pode ser?

Embora seja uma doença muito comum que normalmente é tratada em casa e pode durar poucos dias, em alguns casos a dor na barriga e diarreia podem acabar se agravando, podendo levar a um quadro de desidratação ou pior, chegando a ser letal.

A dor na barriga e diarreia costumam ser causadas por infecções por bactérias, vírus e protozoários, e existem algumas formas de você acabar se infectando, como por exemplo comer alimentos contaminados.

O que pode ser dor na barriga e diarreia comumente?

A dor na barriga e diarreia comumente é causada por vírus, e dura até 5 dias, podendo ser tratada em casa, com remédios que irão amenizar os sintomas e uma alimentação mais saudável, quais podem ser febre baixa, náuseas e vômitos, além da dor de barriga e fezes amolecidas.

Risco de dor na barriga e diarreia por verme

Além de causar dor na barriga e diarreia, dependendo da verme a pessoa pode chegar a ter convulsões. 

Sintomas

Os sintomas da dor na barriga e diarreia causada por vermes e protozoários são basicamente os mesmos: desconforto abdominal, diarreia e cólicas. Alguns protozoários como a ameba por exemplo pode causar diarreia com sangue e pus, já a giardíase causa a diarreia e  dor no estômago.

Principais causas

Os vermes entram no organismo depois da pessoa consumir ou ter contato com alimentos e água contaminados com fezes humanas, e normalmente isso acontece em lugares que não tem saneamento básico.

Principais causas
Causas de dor de barriga. Fonte/Reprodução: original.

A higienização dos alimentos deve ser feita da maneira certa, pois neles podem conter o verme adulto, larvas ou até os ovos, e fica difícil de ser visto em alguns tipos de alimentos, levando a pessoa a consumi-los e acabar se contaminando.

Risco de diarréia por infecção

A diarréia por infecção é causada por bactérias, vírus, vermes e amebas que geram uma inflamação no intestino, causando dor de barriga junto a outros sintomas. Normalmente a pessoa é contaminada quando viaja para outros lugares e se expõe a novos micro-organismos, por ingerir alimentos contaminados, ou que não foram bem conservados.

Sintomas

Além da dor de barriga, a pessoa evacua fezes líquidas ou bem amolecidas, tem febre baixa, náuseas e vômitos. 

Como tratar (procurar médico)

Esse tipo de diarreia costuma durar de 3 a 5 dias e pode ser tratada em casa, com boa alimentação e remédios para aliviar os sintomas. Caso a  pessoa tenha sido contaminada por bactérias como Salmonella ou Shigella, é necessário procurar atendimento médico imediatamente, pois causam infecções mais graves, gerando muita dor, evacuações mais de 10 vezes ao dia, fezes com muco ou sangue, apatia e febre acima de 38,5ºC.

Outras causas de dor na barriga e diarreia

Existem outras causas de dor na barriga e diarreia, é sempre importante estar atento aos sinais.

Uso de medicamento

Alguns remédios ajudam a acelerar os movimentos do intestino, ou diminuem a absorção de líquidos, isso acaba causando dor na barriga e diarreia. Esses remédios podem ser antiinflamatórios, antibióticos, metformina, procinéticos e também os laxantes. 

Nesses casos a dor de barriga é leve, só aparece antes da evacuação, e melhora quando passa o efeito do remédio. Quando a dor de barriga é causada por medicamentos, ela não costuma ter outros sintomas.

Doença inflamatória intestinal

Essas doenças causam uma inflamação no intestino, como por exemplo a doença de retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, que geram lesões neste órgão, dificultando suas funções. Além da dor de barriga, essas doenças produzem excesso de gases e em casos mais graves pode fazer a pessoa perder peso, ter anemia, produção de muco e sangue nas fezes.

Ansiedade ou estresse

Essas alterações psicológicas podem aumentar a adrenalina do corpo e o cortisol no sangue, fazendo com que a atividade do intestino acelere e ao mesmo tempo perdendo a capacidade de absorver os alimentos, sendo assim, causando a dor e a diarreia. 

Ansiedade ou estresse
Ansiedade e estresse causam diarreia. Fonte/Reprodução: original.

Esse quadro se inicia quando a pessoa está passando por um período muito estressante, ou por uma situação de medo, e costuma melhorar logo após a pessoa se tranquilizar ou resolver a situação que gerou o estresse.

Esteja sempre atento aos sinais do seu corpo, se tiver diarreia e ela durar por mais dias que o normal, procure atendimento médico para que seja feito exames para chegar a algum diagnóstico e se iniciar o tratamento.


Comments

Uma resposta para “Dor na barriga e diarreia frequentes: o que pode ser?”

  1. […] peristálticos. Estes, por sua vez, ajudam a “empurrar” a massa alimentar que está em processo de digestão e aumentam a sua […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *