Panqueca engorda?

Panqueca engorda?

A panqueca engorda? Essa é uma grande questão em torno desse alimento. Por ser uma comida fácil e rápida de ser feita, a panqueca acaba sendo uma ótima opção para quem busca diversidade em suas refeições e para quem deseja otimizar o tempo das suas tarefas do dia a dia.

Porém, como devemos consumir a panqueca de forma mais saudável? Este post vai trazer todas as respostas e apresentar dicas que vão te ajudar!

Panqueca engorda ou não?

Sim, a panqueca engorda. Isso acontece pelo fato da massa da panqueca ser feita de farinha de trigo branca, que é um tipo de farinha que apresenta poucos nutrientes (já que as vitaminas e os minerais são eliminados quando a farinha de trigo é refinada) e um alto valor glicêmico.

Panqueca engorda ou não?
Fonte/Reprodução: original.

Dentro do organismo, a panqueca vai funcionar da seguinte forma: dá uma sensação de saciedade momentânea, mas logo em seguida o açúcar no sangue vai diminuir e será necessário se alimentar novamente. Ou seja, ao consumir panqueca com frequência, você vai acabar comendo mais do que normalmente faria, o que também vai aumentar seu peso consideravelmente.

Valores nutricionais de uma panqueca simples

Uma panqueca simples, sem recheio, de aproximadamente 10 cm de diâmetro, apresenta os seguintes valores nutricionais: 86 calorias; 10,75 g de carboidratos; 2,43 g de proteínas; 3,69 g de gorduras; 167 mg de sódio; 22 mg de colesterol e 50 mg de potássio.

Através desses dados é possível perceber que a panqueca apresenta um índice alto de gordura, por isso mesmo acaba tornando-se um alimento calórico.

A escolha do recheio da panqueca

Os recheios da panqueca são algo bem importante, pois dependendo de qual recheio for utilizado, sua receita pode tornar-se ainda mais calórica

É comum usar carne moída ou frango como recheio de panqueca, além de diversos queijos e embutidos.

Uma panqueca com carne moída tem em média 243 calorias. Já uma panqueca com mussarela, presunto e molho de tomate tem 205 calorias. A panqueca de peito de frango tem 203 calorias. Porém, se você optar por um recheio com cenoura, abobrinha e molho de tomate, terá apenas 104 calorias.

Quais opções para tornar a panqueca mais saudável?

Para tornar a panqueca um alimento mais saudável, você pode trocar alguns ingredientes utilizados na receita considerada tradicional. A farinha de trigo branca, por exemplo, pode ser substituída por aveia, farinha de trigo integral e até mesmo por granola.

Quais opções para tornar a panqueca mais saudável?
Fonte/Reprodução: original.

Ao realizar essa substituição de alimentos, você irá melhorar o valor nutricional da panqueca e consequentemente postergar o tempo para sentir fome. Inclusive, ao utilizar opções de ingredientes mais saudáveis, é possível incluir essa receita em dietas.

Receitas de panquecas para não engordar?

Quem busca comer sem medo da balança, as receitas são sempre aliadas. Sendo assim, separamos algumas receitas de panquecas que possuem um alto índice nutricional e poucas calorias, sendo possível comer sem engordar e sem culpa.

Panqueca de aveia + ingredientes

Para o preparo dessa panqueca que tem como base a aveia, você irá precisar de:

  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 1 ovo
  • 1 banana-maçã
  • 1 pitada de canela em pó

O recheio pode ser de atum, geleia sem açúcar ou queijo cottage, ficando a seu critério.

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma massa homogênea. Após isso é só colocar em uma frigideira antiaderente e dourar ambos os lados. 

Panqueca funcional + ingredientes

A panqueca funcional é uma receita que tem como objetivo ter uma quantidade maior de fibras alimentares. Os ingredientes usados nesta receita são os seguintes:

  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de aveia
  • 3 colheres de sopa de chia
  • 1 ovo
  • 200 ml de água
  • 1 maço de agrião
  • 1 pitada de sal

No recheio desta panqueca você pode usar frango desfiado ou algum cereal do seu gosto, junto com mel.

Modo de preparo

Para preparar essa panqueca basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Depois é só colocar uma quantidade da massa em uma frigideira antiaderente e dourar ambos os lados de sua panqueca.

A panqueca engorda, se feita com a massa tradicional, por conta da gordura presente e dos poucos nutrientes, mas existem possibilidades para você consumir essa receita de forma mais saudável. 

Portanto, procure fazer a massa da panqueca com farinha de trigo integral ou farinha de aveia, além de usar recheios mais leves. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *