O Que É O Gengibre, Benefícios E Como Age No Intestino (1)

O que é o gengibre, benefícios e como age no intestino?

O gengibre é uma raiz muito conhecida no mundo inteiro, pois quando inserida em nossa alimentação é capaz de trazer uma infinidade de benefícios para a saúde. Os benefícios são diversos e vão desde ajuda para um emagrecimento rápido e atua contra a má digestão, gastrites, resfriados e até mesmo problemas de circulação sanguínea.

O que é o gengibre?

O gengibre é uma planta medicinal que faz parte da família das Zingiberaceae. Essa planta tem origem na ilha de Java, índia e China. No norte do Brasil essa curiosa raiz é muito conhecida por mangarataia. 

O Que É O Gengibre, Benefícios E Como Age No Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

O sabor contido no gengibre é extremamente apimentado, por esse motivo é bastante usado como tempero de alimentos. O gengibre é bastante fácil de ser encontrado para venda, nos mercados e lojas de produtos naturais pode ser facilmente achado em sua forma de raiz, em pó, cristalizado e em conserva.

Acredita-se que esse poderoso alimento vem sendo usado com fins medicinais por mais de 2 milênios em inúmeros lugares do mundo. Ele tem características anti-inflamatórias, antioxidantes, minerais como magnésio e potássio. 

Quais os benefícios do gengibre?

O gengibre é capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde do corpo humano, ele pode especialmente acelerar a perda de peso e cuidar de problemas do sistema gastrointestinal. É também um forte aliado contra o câncer cólon-retal e úlceras que aparecem no estômago. 

A seguir, listamos alguns dos principais benefícios que o gengibre pode trazer a nossa saúde física.

  • Perda de peso

O gengibre atua como um forte acelerador em nosso metabolismo, estimulando uma queima rápida de gordura corporal.

  • Aliado contra azia e gases intestinais

Para obter tal resultado, é necessário utilizar o gengibre em forma de chá. O chá pode ser feito utilizando uma colher de gengibre para uma de água. Para melhores resultados é indicado pelo menos 4 xícaras desse chá por dia. 

  • Antioxidante e anti-inflamatório

Por conta desses agentes, o gengibre é excelente para combater gripes, resfriados, câncer e um possível envelhecimento precoce. Pode também atuar contra dores musculares e doenças respiratórias, tais como tosses, asmas e bronquite. 

  • Melhoria nas náuseas e vômitos

Isso é possível por causa da propriedade antiemética que contém no alimento. Ele ajuda muito em náuseas e vômitos que podem aparecer devido uma gravidez, tratamentos com quimioterapia ou dias pós cirúrgicos.

  • Proteção contra úlceras no estômago

Esse poderoso alimento combate a bactéria H. pylori, que é a maior causadora de úlceras na região do estômago.

  • Pode prevenir o câncer cólon-retal

Ele impede diretamente a proliferação ou desenvolvimento das células causadoras do câncer na região do intestino, isso por causa da sua substância 6-gingerol. 

  • Atua como regulador da pressão arterial

Para pessoas que sofrem com pressão alta, o gengibre é um ótimo aliado. Ele trabalha ao inibir o desenvolvimento de placas gordurosas nos vasos, e assim favorece muito a circulação do sangue. 

Além disso, é comprovado cientificamente que ele é capaz de afinar o sangue, torna mais fácil sua fluidez pelo corpo que o consome.  

Mesmo com todos os benefícios do gengibre no corpo humano, ele deve ser consumido com a devida orientação médica ou nutricional. O seu consumo excessivo resulta em hipoglicemia em pessoas com diabetes ou hipertensas. 

O gengibre prende ou solta o intestino?

O alimento gengibre tem o incrível poder de aliviar e relaxar o intestino, por esse motivo é muito usado em chás utilizados contra a constipação intestinal e auxilia fortemente contra a síndrome do intestino irritável, doença que afeta pelo menos 20% da população brasileira. Os sintomas dessa doença são cólicas, gases, inchaço estomacal e constipação severa.

Por esse motivo, o gengibre pode ser considerado um ótimo aliado contra a prisão de ventre devido seus benefícios que ajudam a movimentação e trânsito intestinal.

O gengibre é bom pra quem tem problema renal?

Há estudos na área que afirmam que entre seus benefícios, o gengibre também é capaz de remover radicais livres e diminuir consideravelmente inflamações que são relacionadas a doenças nos rins. 

Para que essa ação seja possível, é necessário ralar o gengibre sem a casca e cobrir com água quente. Para que o processo se concretize de forma satisfatória, é adequado esperar uma infusão de 5 minutos. Após esperar, adoce com mel ou tome puro.

Esse chá é capaz de diminuir os altos níveis de colesterol e combater infecções nos rins.


Comments

3 respostas para “O que é o gengibre, benefícios e como age no intestino?”

  1. […] Gengibre é bastante conhecido na medicina oriental. A raiz tem um forte poder anti-inflamatório e diversas […]

  2. […] caso consumidos, devido ao seu enorme potencial de inflamar ainda mais um ferimento, podem piorar a saúde física da pessoa, dificultar o fechamento de feridas, tornar cicatrizes mais aparentes e promover […]

  3. […] O chá 50 ervas mesmo não sendo um produto aprovado pela Anvisa, tem como objetivo a melhora da saúda corporal e o emagrecimento.  Apesar da polêmica envolvendo seu uso e mesmo que os desastres tenham acontecido a algumas, outras seguem assintomáticas do uso deste chá. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *