Maçã prende o intestino do bebê?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
maçã prende o intestino do bebê

Table of Contents

Citada muitas vezes em histórias antigas como Adão e Eva, ou Branca de Neve, a maçã é um fruto originário da Ásia Ocidental e está entre os mais conhecidos do planeta. Parte da sua composição é usada na medicina e na alimentação funcional como preventivo da prisão de ventre, ou para soltar o intestino. Mas, em alguns casos, a famosa fruta pode agir de modo contrário, ou seja, prende o intestino. Como veremos a seguir, tudo depende da maneira como ela é oferecida aos pequenos.

O que tem na maçã?

A maçã é uma fonte nutricional rica e muito importante, o que justifica o dito popular estadunidense “an apple a day keeps the doctor away” (em português: uma maçã por dia mantém o médico longe).  De fato, a fruta ajuda a manter a boa saúde, já que é composta por: água, proteína, gordura, carboidratos, fibra dietética, minerais, sódio, potássio, cálcio, ferro, fósforo, vitamina B1, B2, C e ácido málico. 

o que tem na maçã
Fonte/Reprodução: original

A ingestão da maçã favorece o bom funcionamento do corpo no geral, previne cáries, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento (por conta da sua ação antioxidante) e melhora a função cerebral.

Maçã realmente prende o intestino do bebê?

A casca da maçã possui pectina que é uma fibra responsável por soltar o intestino, porém, quando descascada, essa propriedade se perde: no caso da ingestão da maçã sem a casa a fruta cumpre o efeito reverso: acaba por prender o intestino, tanto de bebês como de adultos.

Quais  outros frutos podem prender o intestino do bebê?

A rotina do bebê varia conforme seu crescimento, e o modo como seu intestino funciona também se altera com o tempo. Assim, é comum tanto diarreias como prisão de ventre nos primeiros meses de vida e na introdução de alimentos sólidos, pois o bebê está na fase de educação e adaptação alimentar. Neste momento é sempre importante o acompanhamento de um pediatra para identificar as melhores estratégias para adaptação dos pequenos a essas mudanças.

No caso do intestino solto alguns frutos podem ser aliados na dieta do bebê, pois causam prisão do ventre, são eles: o limão (geralmente servido na forma de suco), caju, pêra, melão, jabuticaba, goiaba, banana prata e banana-maçã.

O que ajuda o bebê a evacuar?

Se, por acaso, o bebê tiver problemas com o chamado “intestino preso”, é recomendável oferecer alimentos que ajudam os bebê a evacuar. Aqui, os grandes aliados são os alimentos laxantes, dentre eles alguns frutos, como: ameixa, abacate, manga, uva, abacaxi, manga, kiwi, laranja e mamão (especialmente o papaya).

Os alimentos naturais são aliados importantes na construção do paladar infantil e na solução para pequenas alterações do trato intestinal, as características dessa fase da vida podem ser consideradas normais. Mas, quando a situação não se resolve com a administração desses alimentos, é hora de procurar um especialista. Por isso é sempre recomendado se manter informado com a ajuda de pediatras. E nunca, jamais, medicar seu bebê por conta própria, já que essa atitude pode trazer sérios riscos à saúde, tanto de bebês quanto de crianças, adolescentes e, claro, adultos. 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook