Hambúrguer prende o intestino ou não? Confira!

Hambúrguer prende o intestino ou não? Confira!

Hambúrguer prende o intestino ou não? O prato é um alimento bastante consumido tanto no Brasil quanto no mundo, por estar bastante presente em lanches e sanduíches, e também por conta de sua facilidade em ser preparado. 

Saiba se o alimento afeta seu sistema intestinal e outras informações sobre este alimento.

Comer hambúrguer prende o intestino?

Afinal, o hambúrguer prende o intestino? A resposta é não, por mais que o hambúrguer seja bastante produzido com carne vermelha que costuma desacelerar a digestão.

O hambúrguer por ser um alimento bastante gorduroso e cheio de sal e conservantes, o que causa um desequilíbrio no trato intestinal que podem na maioria das vezes deixar o sistema intestinal mais rápido, causando fezes moles e diarreia dependendo dos casos.

Como são feitos os hambúrgueres?

O hambúrguer industrializado é produzido de moída bovina, também podendo ser feito de carne de aves como frango e carne suína. É adicionado a carne, gordura vegetal ou animal e condimentos para realçar o sabor da carne. Também pode ser adicionado na receita ingredientes opcionais como água, leite em pó, açúcar e queijo. 

Como são feitos os hambúrgueres?
Hambúrguer na grelha. Fonte/Reprodução: original.

O tipo de hambúrguer mais consumido no mundo é o de carne de boi, 50% do alimento consumido no mundo, seguido pelo hambúrguer de aves.

Para pessoas veganas ou que evitam o consumo de carnes, uma das opções de hambúrguer disponível é o hambúrguer feito de ervilha. Este tipo de hambúrguer possui uma quantidade baixa de gordura com um sabor natural de alimento defumado.

Curiosidade: a primeira lanchonete de fast-food no Brasil surgiu em 1952, o primeiro restaurante do Bob ‘s foi fundado no Rio de Janeiro, pelo tenista Robert Falkemburg.

Proteínas de um hambúrguer

Por se tratar de um alimento derivado da carne, o hambúrguer possui uma boa quantidade de proteínas em seu valor nutricional.

Um hambúrguer tradicional de em média 56 g possui em seu valor nutricional cerca de 13 g de proteínas e 2,4 g de carboidratos, mas por mais que o hambúrguer possua proteínas não é recomendado adicioná-lo em sua dieta: ele é um alimento com grande teor de sódio e gordura. 

Consumir hambúrguer faz bem ou mal para saúde?

Por mais que seja delicioso comer um hambúrguer e ele possua uma boa quantidade de proteínas e carboidratos, por ser uma carne processada, ela possui altas quantidades de gorduras, conservantes e sal em sua receita, o que pode causar diversos tipos de doenças, como hipertensão, doenças cardíacas e até mesmo pode levar à obesidade.

Consumir hambúrguer faz bem ou mal para saúde?
Comer hambúrguer não faz mau. Fonte/Reprodução: original.

Além dos desequilíbrios intestinais que o alimento pode causar.

No entanto, não se desanime, você não precisa remover de vez o hambúrguer de sua alimentação, basta consumi-lo de forma moderada. Outras maneiras de continuar consumindo o hambúrguer são o preparando através da chapa ou churrasqueira, pois você está assando a carne e diminuindo a quantidade de gordura que teria frito. 

Outra opção bastante saudável é substituir o hambúrguer industrializado pelo hambúrguer caseiro, sendo uma excelente opção para fugir da abundância de gorduras e conservantes presentes no alimento industrializado. 

Por mais que o hambúrguer seja um alimento que gostamos de consumir e pela sua praticidade de ser preparado no cotidiano, precisamos consumi-lo de maneira equilibrada para não fazer mal à saúde.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *