Se você está passando por um processo de cicatrização, já se perguntou se o atum é carregado. Isso é uma dúvida frequente, que se não respondida corretamente, pode prejudicar esse processo.
Existem alguns alimentos considerados carregados ou remosos. Ou seja, não podem ser consumidos por quem fez uma tatuagem ou está se recuperando de uma cirurgia. Eles são considerados inflamatórios por conterem um alto teor de açúcar ou sódio. Por isso, muitos se preocupam se atum é carregado, assim como alguns outros alimentos.
Mas o atum é carregado? Neste conteúdo você descobre, além de conferir quais são os seus benefícios, quem pode consumir e muito mais. Continue a leitura!
Benefícios nutricionais do Atum
O atum é um alimento rico em vitaminas A, D, B6, e B12. Além de também contar com magnésio, iodo, fósforo, zinco e ferro.
Ele também conta com o ômega-3 que ajuda no controle do açúcar no sangue e na diminuição do colesterol. O ômega-3 é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
Além disso, o atum pode ser consumido de diversas maneiras, conta com vários tipos de preparo. Ou seja, pode ser feito grelhado, frito, em patê e diversos outros. Por ser tão versátil, existe o receio em relação a ele, e muitos perguntam se o atum é carregado.
Atum é carregado?
Não, o atum não é carregado. Na realidade ele é ideal para quem está em processo de cicatrização por conta dos seus nutrientes que auxiliam nesses processos. Então se você achava que o atum é carregado, não tenha medo. Pois, ele pode ser adicionado à sua dieta sem problemas.
O atum é rico em ácidos graxos poli-insaturados e em ômega-3 que são anti-inflamatórios, além de contar com nutrientes essenciais para a cicatrização da pele.
Assim, o atum é um alimento perfeito para adicionar a dieta durante um processo de cicatrização ou de falta de nutrientes. Alimentos como aves e peixes são ricos em proteínas, sendo ideais nessas situações.
O atum é carregado apenas quando é preparado com grandes quantidades de sal. O que pode trazer diversos problemas à saúde.
Quem não pode comer atum?
Estudos apontam que o consumo de atum em excesso pode causar danos à saúde reprodutiva. Então o consumo elevado não é indicado para crianças e mulheres grávidas. Isso ocorre devido ao metilmercúrio, levado para o mar por causas naturais ou dejetos industriais.
Além disso, os frutos-do-mar são bem conhecidos por causarem alergias em algumas pessoas. No entanto, isso acontece apenas em quem tem predisposição genética.
Nesse caso, a alergia é quando o corpo reconhece um alimento como sendo prejudicial para o organismo por mais que ele não seja. Então se você já consome o atum e nunca teve alergia, isso não se aplica a você.
Atum também conta com a histamina, um composto que pode gerar intoxicação. Isso significa que quanto mais estragado o alimento estiver, maior o índice de histamina em sua composição.
Então, é fundamental verificar o estado do peixe antes de comprar ou consumir. Caso compre em lata, verifique sempre a validade do produto.
É saudável comer atum em lata?
O atum em lata pode trazer danos à saúde se consumido em excesso. Por mais que seja um alimento muito gostoso, ele conta com uma quantidade maior de sódio, trazendo problemas para o organismo. Bem como qualquer outro alimento se consumido em grandes quantidades.
A quantidade de sódio no atum em lata pode elevar a pressão arterial, além de promover a retenção de líquido. Em outras palavras, o atum natural é muito mais saudável e seguro para comer que o em lata, mas isso não significa que seja proibido consumir nas duas versões.
A quantidade de sódio e açúcar é o que faz de um alimento carregado ou remoso. Você não precisa se preocupar se o atum é carregado, mas sim com o modo se preparo.
Com isso, você descobriu se o atum é carregado e entendeu que ele não é. Agora é o momento de adicioná-lo à sua dieta, mas sem excesso para não trazer prejuízos à sua saúde.