Prende o Intestino
Site para aqueles que possuem problemas de prisão de ventre e diarréia

Efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama: 5 formas de reduzir

Fonte/Reprodução: original.
1

É comum ouvir os pacientes reclamarem de efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama, principalmente se está em processo de quimioterapia e/ou radioterapia. Afinal, além da queda de cabelo, as pessoas podem perder parte da mama para evitar o crescimento do tumor e repassar para outras partes do corpo. 

Sem contar que durante a trajetória podem apresentar enjoos constantes, fadiga, perda de líbido e entre outros sintomas que poucas vezes são mencionados. O objetivo deste texto é mostrar que é possível reduzir os efeitos a partir de simples ações. 

Como é feito o tratamento do câncer de mama?

O tratamento do câncer de mama pode envolver uma combinação de terapias, dependendo do tipo e do estágio do câncer, da idade e da saúde geral da paciente. Geralmente, o tratamento contra o câncer de mama consiste na combinação de cirurgia para a retirada do tumor, a quimioterapia e radioterapia.  

Como é feito o tratamento do câncer de mama?
Fonte/Reprodução: original.

A radioterapia utiliza a radiação para diminuir o tamanho do tumor existente e a quimioterapia que já utiliza remédios oral ou intravenosos para matar as células cancerígenas. 

Quais os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama?

Ao fazer o tratamento tanto de quimioterapia quanto o de radioterapia, paciente passa os mais diferentes efeitos colaterais, como náuseas, ansiedade, fadiga, problemas com o sono, perda de cabelo, anemia, ressecamento da pele e entre outros. 

Sem contar que muitas pacientes podem ter efeitos colaterais mais severos, como infecções, inflamações e, inclusive, mudanças no sistema cardiovascular. 

5 Formas de reduzir os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama

Tanto a quimioterapia quanto a radioterapia podem causar efeitos colaterais terríveis na vida de qualquer paciente. Por isso, vamos apresentar cinco formas de reduzir os efeitos colaterais. 

Mudança de hábito em primeiro lugar

Se quiser o caminho de uma vida melhor, hora de mudar os mais diferentes hábitos, como ter uma dieta com alimentação balanceada, fazer exercícios físicos, parar de beber e fumar. Essas são algumas ações visando manter um estilo de vida saudável que ajudam a reduzir os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama. Isso pode incluir uma dieta equilibrada, exercícios regulares, controle do estresse e sono adequado.

Related Posts
1 De 29

Terapia complementar

Acupuntura, massagem e ioga, são terapias alternativas que ajudam a reduzir os efeitos do tratamento do câncer de mama.  

Diálogo com outros pacientes

Converse com outras pessoas que já passaram pelo mesmo tratamento de câncer de mama para obter dicas sobre como lidar com os efeitos colaterais. Isso pode ajudá-lo a sentir-se mais confortável e fornecer apoio entre si neste momento tão difícil. 

Remédios para amenizar as dores

Se está apresentando algumas dores ou náuseas durante o tratamento médico, peça orientação ao médico para receitar remédios certos seguindo o funcionamento do seu organismo.  

E o mais importante: Nunca deixe de falar para a equipe médica o que sente

Por mais que sabemos que é comum os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama, alguns sintomas podem atrapalhar o cotidiano do paciente. Por isso, converse com seu oncologista e sua equipe médica, visto que eles podem prescrever medicamentos para ajudar a gerenciá-los. 

Isso pode incluir efeitos colaterais como náusea, fadiga, dor, perda de cabelo, problemas de pele, entre outros.

O que fazer para amenizar os efeitos colaterais de anastrozol?

Além da quimioterapia e radioterapia, existe o remédio chamado anastrozol, usado principalmente em mulheres que descobriram após a menopausa. Entretanto, o fármaco traz efeitos colaterais terríveis, como secura vaginal, dores na articulação, secura vaginal, dor de cabeça, fadiga e insônia. Para amenizar esses efeitos colaterais, recomenda-se manter a hidratação em dia, fazer exercícios regularmente, procurar usar roupas leves e visitar o médico regularmente. 

Para finalizar, cada paciente reagirá de uma forma diferente ao tratamento. Algumas podem ter apenas sintomas leves, outras não. Portanto, converse com o médico ou médica sobre quaisquer sintomas que estejam enfrentando, para poderem receber a assistência adequada.

Compartilhe este texto para pacientes que querem saber os efeitos colaterais do tratamento do câncer de mama e como cessá-los. 

Mostrar comentários (1)