Veja como a amamentação contribui com a alimentação do bebê no futuro

Veja como a amamentação contribui com a alimentação do bebê no futuro

A amamentação do bebê é um período extremamente importante para o resto da vida dos bebês. E além dos benefícios únicos para a saúde do bebê, a amamentação também favorece a saúde da mãe.

Entenda mais sobre a importância e benefícios da amamentação do bebê e como, além do desenvolvimento infantil, ela influencia na alimentação do indivíduo mesmo após o período de nutrição com o leite materno.

Qual a importância da amamentação para o bebê?

De extrema importância para a saúde de mãe e filho, a amamentação consegue diminuir em até 13% as chances de mortalidade por causas evitáveis em crianças de até 5 anos de idade. Além disso, a amamentação desempenha papel fundamental no desenvolvimento do sistema digestivo da criança, e ainda é essencial para sua imunidade.

Qual a importância da amamentação para o bebê?
Fonte/Reprodução: original.

O recomendado é que a amamentação do bebê seja feita de maneira exclusiva até pelo menos os 6 meses de vida, porém os benefícios podem ser ainda melhores em crianças amamentadas até 2 anos, aliada com alimentação adequada.

Quais os benefícios da amamentação?

Os benefícios da amamentação do bebê são extremamente importantes para seu desenvolvimento. Confira abaixo alguns desses benefícios:

Fortalece o sistema imunológico

Através do leite materno, a mãe consegue enviar para o bebê diversos tipos de anticorpos produzidos pelo seu corpo, fortalecendo a defesa do organismo da criança. Diversos tipos de doenças podem ser evitados em um bebê recém-nascido, além disso, é possível acelerar a recuperação, no trato de algumas doenças.

Estimula o desenvolvimento do sistema nervoso

Um dos benefícios da amamentação do bebê, é o desenvolvimento do seu sistema nervoso, por conta do DHA, um tipo de gordura boa, muito presente no leite materno, que atua na formação dos neurônios. Dessa forma, é possível favorecer o aprendizado, a memória e até mesmo melhorar a atenção por causa da amamentação. Além disso, é possível prevenir doenças como o TDAH, demência e até mesmo o Alzheimer.

Apoio emocional e melhora o vínculo entre mãe e filho

O momento da amamentação proporciona uma ligação única entre mãe e filho, possuindo ação calmante para o bebê. Esse é um momento único compartilhado apenas entre ambos e um dos benefícios da amamentação do bebê, é justamente o fortalecimento do vínculo e o apoio emocional.

Diminui as chances de anemia

O leite materno é rico em diversos nutrientes, inclusive o ferro que o bebê consegue absorver em bastante quantidade através do intestino. Com isso, as vitaminas e até mesmo ácido fólico conseguem diminuir as chances do bebê desenvolver anemia.

Evitar diarreias

Por conta das bactérias do bem, presentes no leite materno, a amamentação do bebê consegue criar uma flora intestinal mais equilibrada, capaz de formar uma barreira de proteção no intestino do bebê. Assim, a digestão torna-se mais fácil e o trânsito intestinal mais adequado.

Como a amamentação contribui com a alimentação do bebê no futuro?

O leite materno pode alterar de cor e de sabor dependendo do que a mãe ingere nas alimentações. Dessa forma, existem alguns estudos que comprovam que bebês amamentados no peito têm menos dificuldade na introdução alimentar, por já estar habituado à mudança de sabor do leite.

Quais cuidados devo tomar com a amamentação do bebê?

Alguns cuidados podem ser tomados com a amamentação do bebê a fim de garantir a adequada ingestão do leite e, com isso, de seus benefícios para o organismo do bebê. Como exemplo, podemos destacar:

  • Conferir se a pega do bebê está correta;
  • Mantê-lo em uma posição confortável;
  • Intercalar as mamadas em cada seio;
  • Não esperar muito tempo entre uma mamada e outra;
  • Se alimentar apenas dos ingredientes liberados pelo médico.

Esses são alguns cuidados básicos que toda mãe deve tomar. Hoje, existem profissionais qualificados chamadas de consultoras de amamentação que podem tornar esse momento mais fácil e prazeroso. 

Como manter uma boa alimentação do bebê com a amamentação?

A boa alimentação da mãe é indispensável para garantir uma boa qualidade de leite para o bebê, além de evitar que ele possa sofrer com cólicas, por exemplo. Durante a amamentação, a mãe deve dar preferência para refeições preparadas em casa e o mais naturais possíveis, ricas em frutas, legumes e verduras. Evitar processados, fast foods, doces e frituras também é essencial.‌

Como manter uma boa alimentação do bebê com a amamentação?
Fonte/Reprodução: original.

No site Prende o Intestino você pode conferir mais sobre alimentação saudável e montar o cardápio ideal para esse momento. Ler e aprender mais sobre a amamentação do bebê é fundamental para estar preparada para esse momento e garantir um bom desenvolvimento para seu bebê.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *