Ovo é gorduroso Descubra!

Ovo é gorduroso? Descubra!

Que é delicioso e está presente em diversas receitas nós já sabemos, mas será que o ovo é gorduroso? Versátil, o ovo é um ingrediente muito utilizado no preparo de diversas receitas como massas e bolos, mas também pode ser consumido de outras maneiras, como frito ou cozido.

Esse é um alimento muito consumido por quem pratica atividades físicas e segue uma dieta mais regrada. Mas afinal, esse é um alimento que proporciona benefícios para a saúde? Quais as melhores maneiras de incluí-lo em sua alimentação? E principalmente: o ovo é gorduroso? Saiba mais sobre ele agora!

O ovo e suas principais características

Antes de saber se o ovo é gorduroso, é necessário conhecer um pouco mais sobre ele. Esse é um alimento muito consumido em todo o mundo, mas no ranking dos locais onde ele é mais consumido, podemos destacar países como o Japão, China, Paraguai e o México. Considerado como um dos alimentos mais completos para a nossa saúde, ele possui praticamente todos os nutrientes que nosso corpo necessita para um funcionamento adequado.

O ovo e suas principais características
Fonte/Reprodução: original

Dentre eles, podemos destacar diversas vitaminas e minerais e alguns especialistas chegam a chamá-lo de polivitamínico natural, isso porque ele possui vitaminas importantes como as do complexo B, vitamina D, E e A, além de ser extremamente rico em proteínas e aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz. Nos minerais, podemos destacar o zinco, manganês, potássio, ferro, entre outros.

Benefícios do ovo na alimentação

Agora que você já conhece mais das características e do poder nutricional que o ovo tem, fica fácil ter uma dimensão da quantidade de benefícios que esse pequeno alimento pode proporcionar para a saúde. Ele é um excelente aliado de quem busca boa forma e, é claro, uma saúde sempre em dia. Conheça a seguir alguns desses benefícios:

  • Diminui o colesterol ruim;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Combate a anemia;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Ajuda no ganho de massa muscular;
  • Deixa os ossos mais fortes;
  • Combate a depressão;
  • Evita doenças dos olhos como catarata e degeneração macular;
  • Previne doenças neurodegenerativas.

Não há dúvidas de que esse é um alimento que faz parte da alimentação diária de boa parte dos brasileiros, mas poucos têm conhecimento dos benefícios que ele pode proporcionar para a saúde de pessoas de todas as idades.

Melhores formas de consumir o ovo

Na hora de preparar o ovo, alguns cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação por salmonela, por exemplo. Por isso, não é recomendado consumi-lo cru ou mal passado, pelo risco maior de se contaminar com essa bactéria que pode ser ainda mais perigosa para crianças e idosos.

Melhores formas de consumir o ovo
Fonte/Reprodução: original

Para aproveitar melhor todos os benefícios do ovo, a melhor maneira de consumi-lo é cozido a fim de evitar acrescentar gorduras ou calorias que possam impactar na sua dieta. Porém, outros preparos como omelete, frito e até mesmo ovos mexidos podem ser opções saborosas quando feitas utilizando pouco ou nenhum óleo.

Afinal, ovo é gorduroso?

Agora já conhecemos um pouco mais sobre esse alimento, sabemos sua importância para nossa saúde, os benefícios e a melhor forma de colocá-lo em sua alimentação. Mas afinal, o ovo é gorduroso ou não? Sim, o ovo é gorduroso. Porém, o tipo de gordura presente nesse alimento é positiva para a saúde e inclusive eles ajudam a aumentar o colesterol bom.

O ovo é um alimento que pode ser consumido por todas as pessoas e proporciona excelentes benefícios. A única contra-indicação é quanto às pessoas que têm algum tipo de alergia ao alimento.

Com isso, chegamos a conclusão de que o ovo é gorduroso, mas não de uma forma prejudicial para a saúde. Além disso, é possível optar por preparos mais leves, proporcionando uma alimentação mais saudável e equilibrada.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *