O famoso bacalhau é gorduroso Saiba mais!

O famoso bacalhau é gorduroso? Saiba mais!

Não é novidade que o bacalhau é um alimento amplamente consumido na culinária brasileira e em algumas outras culturas e por isso surge a dúvida se o bacalhau é gorduroso.

Alguns alimentos podem ser altamente gordurosos e se consumidos em grandes quantidades, podem causar algumas doenças graves que incluem diabetes ou doenças cardiovasculares. Com isso, muitos se perguntam se o bacalhau é gorduroso.

Para te ajudar a entender se é seguro consumir esse tipo de peixe, neste conteúdo, além de descobrir se o bacalhau é gorduroso ou não, você também vai ficar por dentro dos seus benefícios para a saúde e mais.

O que é bacalhau?

Bacalhau é o nome dado para várias espécies de peixes, ou seja, isso significa que o alimento não é uma espécie única de peixe e que na realidade, o nome vem de como ele é preparado. Basicamente, ao contrário do que muita gente acredita, não existe um peixe chamado bacalhau.

O que é bacalhau
Fonte/Reprodução: original

Um dos principais benefícios do bacalhau é que ele é um alimento bastante flexível que pode ser consumido de diversas maneiras, podendo estar presente em pratos que incluem o escondidinho, a famosa bacalhoada, na moqueca e diversos outros pratos deliciosos, o que nos leva a ter dúvidas se o bacalhau é gorduroso.

Qual o bacalhau legítimo e onde pode ser encontrado?

O peixe que pode ser considerado o bacalhau “legítimo” se chama Gadus Morhua. Em outros países e no Brasil, o peixe mais utilizado para produzir o bacalhau é o Pirarucu, que faz parte da mesma família dos peixes do gênero Gadus. O Gadus Morhua pode ser encontrado no Atlântico Norte, onde é pescado em abundância.

Embora o pirarucu também seja amplamente utilizado para a produção do bacalhau no Brasil, o país também importa o bacalhau da Noruega, o que equivale a 20% do que o Brasil produz.

Por que o bacalhau faz bem para a saúde?

O bacalhau é um alimento que pode resultar em uma série de benefícios para o organismo humano. Isso porque ele contém uma variedade de nutrientes importantes para o corpo. O bacalhau age diretamente no organismo trazendo resultados que incluem:

  • Proteção para a pele;
  • Evita doenças cardiovasculares;
  • Auxilia na memória.

Além dos benefícios citados acima, o bacalhau também auxilia no equilíbrio hormonal. O alimento é rico em vitamina B12, que é capaz de controlar níveis de glicose, repõe nutrientes essenciais, ajuda a produção de células do sangue e auxilia em melhorias para o sistema nervoso.

O bacalhau é gorduroso?

Por ser bastante popular, você que está lendo e muitas outras pessoas também têm dúvidas se o bacalhau é gorduroso e se ele é seguro para consumo. Mas não, o bacalhau não é gorduroso.

Na verdade, o bacalhau é considerado um peixe magro e com baixo teor calórico. 100g de bacalhau salgado e refogado contém 3.60 g de gorduras totais e por isso ele é seguro para quem quer manter uma dieta saudável. Esse é o motivo principal pelo qual não se pode afirmar que o bacalhau é gorduroso.

O bacalhau é gorduroso
Fonte/Reprodução: original

No entanto, é importante frisar que o bacalhau é um alimento com alto teor de sódio. Nesse sentido, é importante realizar certos processos para tirar o sal dele. Um desses processos inclui o ato de ferver o peixe para minimizar a concentração de sódio contida nele. Além disso, o bacalhau é gorduroso somente quando preparado em receitas muito pesadas.

Acabamos de te mostrar que não é possível afirmar que o bacalhau é gorduroso e que ele é seguro para consumo, mas para isso, é necessário dessalgar antes de utilizá-lo para o preparo de qualquer receita.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *