Comidas indicadas para quem está com diarreia

Comidas indicadas para quem está com diarreia

A diarreia é um problema extremamente desconfortável, e infelizmente é tão comum quanto é desconfortável. Por ser comum, muitas pessoas não dão a devida importância para a prevenção desse problema, e nem para as consequências que ele pode gerar. Para mudar isso, veremos hoje algumas das principais comidas para quem está com diarreia.

O que comer quando se está com diarreia?

Algumas das principais comidas para quem está com diarreia são:

Sopa de legumes

As sopas de legumes conseguem resolver 2 problemas de uma vez só, elas aumentam a hidratação por conta da água presente no alimento, além de repor os nutrientes perdidos graças aos legumes. Isso a torna uma das maiores aliadas e uma das principais comidas para quem está com diarreia.

Carnes brancas

As carnes brancas não costumam ser ricas em gordura, além de serem ricas em vitamina B. Esses dois fatores fazem com que ela melhore o sistema imunológico e não estimulem ainda mais a diarreia. Além disso, elas são ricas em proteínas, auxiliando na diminuição da inflamação no intestino, assim torna as carnes brancas também uma das principais comidas para quem está com diarreia. É preferível que essas carnes sejam consumidas cozidas e cortadas em pedaços ou desfiadas.

Maçã descascada

A maçã sem casca pode regular o fluxo do intestino, ajudando a controlar a diarreia e aliviar a inflamação. Pode ser consumida crua ou cozida, mas é importante ser consumida sem casca, visto que a casca da maçã possui fibras insolúveis que estimulam o movimento do intestino.

Banana

Por ser rica em magnésio e potássio, nutrientes que costumam ser perdidos durante uma crise de diarreia, a banana é ótima para repor esses nutrientes no organismo. Além de auxiliar a deixar as fezes mais sólidas, e isso torna a fruta uma das principais comidas para quem está com diarreia, sem a menor sombra de dúvida. A banana pode ser consumida sólida ou ainda amassada.

Batata

A batata é rica em ferro, cálcio e alguns outros nutrientes que melhoram o sistema imunológico, além de também auxiliar no equilíbrio intestinal, fazendo dela uma das principais comidas para quem está com diarreia. Ela pode ser consumida tanto cozida quanto em forma de purê ou em sopas.

Quais alimentos evitar na diarreia?

Os principais alimentos a se evitar durante a diarreia são os pães integrais, as gorduras, frituras, leite e seus derivados. No caso dos pães, eles devem ser evitados pois possuem grandes quantidades de fibras insolúveis, que estimulam a ação do intestino e podem piorar ainda mais a diarreia. As gorduras e frituras devem ser evitadas pois podem irritar a parede estomacal, e durante uma diarreia essa irritação pode ocasionar em um aumento da evacuação. Já o leite e seus derivados devem ser evitados pois a lactose é digerida pelas bactérias presentes no intestino, e isso pode aumentar o fluxo de evacuação.

O que a diarreia pode causar se não tratada?

Se não tratada adequadamente, a diarreia pode levar a uma desidratação grave, perda de peso e até mesmo à morte.

Pode se tomar soro caseiro com diarreia?

Sim, não só pode tomar o soro caseiro com diarreia como deve. O soro caseiro ajuda a repor os eletrólitos perdidos, evitando um estado de desidratação mais grave.

O que fazer para evitar a diarreia?

Para evitar a diarreia é de extrema importância que se mantenha uma alimentação balanceada. Consumir legumes, frutas, verduras e carnes ajudam a manter sua flora intestinal saudável. Além disso, também é possível usar repositores da flora intestinal, que também auxiliam no mantimento de uma flora intestinal saudável.

O que fazer para evitar a diarreia?
Quais comidas evitam a diarreia. Fonte/Reprodução: original.

A diarreia, apesar de ser comum, pode acarretar problemas muito mais graves, por isso é essencial que se tome cuidado. Manter um estilo de vida saudável ajuda muito a evitar esse problema, e como diz o velho ditado, é melhor prevenir do que remediar, portanto, cuide-se.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *