Comer goiaba Será que prende ou solta o intestino

Comer goiaba: Será que prende ou solta o intestino

Comer qualquer tipo de alimento pode não ser a melhor escolha para algumas pessoas, principalmente aquelas que possuem algum problema intestinal, no qual, alguns tipos de alimentos podem afetar a flora intestinal e causar a conhecida “prisão de ventre”. Por isso é importante e interessante sempre saber a origem, quais as características e o que compõe cada alimento.

Nesse sentido, ainda se tem muita dúvida em relação a uma fruta específica. A goiaba. Algumas pessoas desconhecem os seus benefícios e o que ela pode causar no corpo humano. Foram separadas algumas informações importantes sobre essa fruta, que vale a pena serem conferidas.

Você conhece a história da goiaba?

A goiaba é uma fruta bastante consumida no Brasil, isso se deve ao fato de que é nativa da América tropical, principalmente na região brasileira e das Antilhas. É uma fruta da família Psidium guajava, que pertence à família Myrtaceae. 

No Brasil, o seu cultivo se dá principalmente nas cidades de São Paulo, Juazeiro e Petrolina, no entorno do Rio São Francisco, nas duas últimas cidades.

Você conhece a história da goiaba
Fonte/Reprodução: original

Já a casca dessa fruta pode assumir colorações esverdeadas ou amareladas, e podem ser lisas ou com rugas. A polpa no seu interior também pode mudar em algumas situações, pode assumir cor mais vermelha, esbranquiçada ou amarelada. 

A produção da goiaba vermelha é feita em grande escala no Brasil, e o país é o maior produtor dessas.

Uma árvore como a goiabeira, pode variar de pequeno a médio porte e pode chegar até os 6 metros de altura. Com casca lisa, verde e tronco tortuoso com galhos que fazem diversas curvas.

A goiaba ajuda a prender ou soltar o intestino?

É uma fruta rica em diversas vitaminas, dentre elas a A, B e C. Além disso, é também rica em fibras, essas que são peças fundamentais na digestão, pois são as responsáveis por estimular os movimentos peristálticos intestinais. O que auxilia muito na digestão. 

Ela possui ainda propriedades antidiarreicas e deve ser evitada por pessoas que já possuem a prisão de ventre, pois essa auxilia mais ainda na retenção.

Quais são os principais benefícios da goiaba no organismo?

A goiaba possui diversas propriedades benéficas que auxiliam na prevenção e controle da hipertensão arterial, diarreia, inflamações e diabetes. Além de ser propriedades antioxidantes e analgésicas.

Além disso, é um excelente alimento que auxilia na perda de peso. Possui cerca de 54 calorias e pode ser consumida nos mais diversos fins, principalmente nos lanches entre refeições, para saciar a fome de forma saudável.

Tem excelentes propriedades antioxidantes que auxiliam a manter a pele saudável e previne o envelhecimento das células. Auxilia ainda no controle do colesterol, ao fazer a eliminação do colesterol ruim nas fezes e impedindo-o de ser absorvido pelo corpo. Ajuda ainda na diminuição de cólicas menstruais, com suas propriedades analgésicas.

Talvez um dos maiores benefícios é a sua versatilidade. Pois, pode ser consumida de forma natural, em doces, em forma de lanche, em saladas, chás (que pode ser utilizada a folha da goiabeira) e também no suco e na vitamina.

A goiaba assim como diversas outras frutas trazem uma grande quantidade de benefícios para saúde e pode auxiliar nas mais diversas enfermidades, quando consumida de forma correta.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *