Uma dúvida muito fora dos padrões é a seguinte: a coca-cola evita diarréia? O intestino desregulado é um drama crônico na vida de muita gente. O número de pessoas que sofrem diariamente com o intestino desregulado, seja por fatores genéticos ou por má alimentação, é realmente grande, mas geralmente não necessariamente perigoso.
Popularmente o intestino desregulado é o chamado “intestino preguiçoso”, ou seja, com baixa frequência para evacuar. Mas esse é o menos pior dos cenários. Um intestino desregulado solto, que acontece geralmente quando estamos doentes ou comemos algo que realmente “caiu mal no estômago”, é realmente pior.
Um intestino com diarréia pode causar diversos problemas para o doente e muitas vezes isso pode gerar algumas dúvidas sobre alimentação. Pensando sobre isso vamos tentar esclarecer se uma pessoa que está sofrendo com diarréia pode ou não tomar coca-cola.
Posso tomar coca-cola com diarreia?
Quando uma pessoa está com diarréia ela está geralmente se desidratando com muita rapidez e às vezes até de maneira extrema. Nesses casos, os médicos geralmente recomendam tomar bastante água, para compensar a perda de líquido, comer alimentos mais leves que evitam ao máximo agravar a condição.
O consumo de outros tipos de líquidos como chás, água de coco ou soro são recomendados, porém refrigerante não é uma opção e quem sofre com diarréia deve sempre evitar.
Qual efeito da coca-cola no período de diarreia?
Todo refrigerante, então esse não é apenas um problema particular da coca-cola, contém alta quantidade de ácido fosfórico e essa substância atrapalha o aproveitamento do cálcio pelo corpo humano.
Beber muito refrigerante então é extremamente prejudicial aos ossos e dentes. Não é uma raridade pessoas viciadas em refrigerantes que apresentam problemas odontológicos e até mesmo um quadro de osteoporose.
Um problema particular da coca-cola é seu alto índice de cafeína. Em conjunto com o ácido fosfórico que falamos acima, a cafeína funciona de maneira diurética no organismo. Esse efeito diurético acaba fazendo com que o corpo comece a eliminar mais e mais vitaminas. Novamente, é observado em pessoas que consomem coca de maneira frequente uma deficiência em alguma vitamina.
Essa perda de nutrientes em conjunto com a diarréia pode trazer um risco altíssimo ao doente que já está fragilizado. Então a todo custo o refrigerante deve ser evitado. Se possível para sempre, mas nas condições de diarréia principalmente.
Que líquido posso consumir no lugar da coca-cola?
Deixar de consumir refrigerante para muitas pessoas é um sonho! E não é por menos, além dos efeitos que relatamos acima, o refrigerante tem uma quantidade enorme de açúcar e pode aumentar bastante o nível de glicose no sangue, entre outras péssimas condições que oferece ao corpo humano.

Mas mesmo assim não é tão fácil. Além do fator biológico que pode sim envolver o vício, também tem o cultural onde é normal estar socializando, jantando ou almoçando tomando algum líquido para combinar com a refeição.
Então, como podemos substituir o refrigerante nessas situações? Os refrigerantes podem ser substituídos por inúmeros outros líquidos mais saudáveis, benéficos e bastante saborosos para um paladar que esteja já mais educado.
Chás gelados, caso a pessoa goste de um sabor mais doce, pode substituir os refrigerantes nas refeições. Água com gás também pode ser usada nesse sentido, principalmente águas gaseificadas que utilizam algum aroma ou sabor como suco de limão ou laranja.
Sucos também são um ótimo substituto. Principalmente os naturais feitos com as frutas. Ficam realmente saborosos e são muito mais saudáveis.