Sejam bem vindos ao Prende o Intestino. Site feito por pessoas que possuem problemas de intestino preso ou solto e que buscam soluções naturais e seguras para esses problemas. Obs: Site supervisionado por um Enfermeiro e um Psicólogo!
Chás indicados para prisão de ventre
Na hora que o intestino prende, tomar chás indicados para prisão de ventre é algo muito usado por sua rápida ação e eficácia.
Que tal descobrir com a gente qual o melhor chá para prisão de ventre e quais devem ser evitados? Abaixo temos uma lista de cuidados que vão te ajudar!
Qual melhor chá para prisão de ventre
Quando o intestino prende e você se sente inchada, corremos para procurar dicas de chá para quem está com prisão de ventre e queremos o melhor e mais eficaz possível.
O chá de ameixas, além de hidratar o organismo, relaxa a musculatura, lubrifica o bolo fecal e também ajuda o intestino com as fibras da fruta utilizada. A ameixa é um laxante leve, pode-se tomar uma vez por dia, de preferência sob jejum e como dica extra para melhor aproveitamento, pode-se comer a fruta após beber o chá.
A planta Casca sagrada também produz um excelente chá para quem está com prisão de ventre e quer efeitos rápidos, mas não deve ser usado por mais de três semanas.
Para resolver a constipação, não basta apenas conhecer os chás e cuidados, devemos ficar atentos a quais chás evitar quando se está com prisão de ventre, para que a condição não perdure ou se agrave.
Quais chás evitar com prisão de ventre
Na situação de constipação a procura por um bom chá pode nos levar a escolhas que prejudicam a normalizar a situação. Nessa hora é bom evitar os chás que fazem efeitos contrários.
Evite chás que atuam como relaxantes, como o de boldo, já que a boldina encontrada nessa planta medicinal reduz o movimento peristáltico e relaxa a musculatura, deixando o intestino mais lento.
Outros chás que fazem o intestino ficar mais preguiçoso e reduzir os movimentos peristálticos são os de camomila, folha de goiabeira, chá de casca de romã, então evite tomar!
A prisão de ventre incomoda tanto que queremos acabar com isso imediatamente, mas você sabe quando deve tomar chá para prisão de ventre?
Conhece receitas fáceis de chá para tratamento? Veja a seguir.
Quando devo tomar chá para prisão de ventre?
Chás são um excelente tratamento para quem está sofrendo de prisão de ventre, pois além de ajudar na revitalização dos músculos, acalma e estimula o corpo na sensação de alívio.
Quando os sintomas ou o incômodo surgir, tomar um belo chá é um bom hábito para o corpo.
Qualquer alimento que contenha fibras e não tenha boa porcentagem de líquido irá desacelerar o fluxo intestinal, portanto os chás atuam como excelentes lubrificantes e relaxantes musculares.
Chás laxantes leves podem ser tomados diariamente como fonte de alívio e prevenção, descubra agora os melhores chás para prisão de ventre:
6 Melhores receitas de chá para prisão de ventre
Que não existe tratamento melhor que chá já sabemos, mas que tal conhecer as melhores receitas, aquelas eficazes, a carta na manga nessa hora de sufoco:
- Chá de Hortelã: estimula a contração do intestino;
- Chá de Erva baleeira: atuante em qualquer tipo de inflamação e excelente purgante natural. Não contém substâncias tóxicas;
- Chá de Dente de leão: produz mais bolo, e promove a melhora dos movimentos peristálticos;
- Água de coco: comer a massa durante dois dias e beber a água. Ajuda no Detox do corpo, aumenta as plaquetas, limpa o sistema urinário e reabastece minerais essenciais. O recomendado é um coco por dia;
- Chá de Espinheira santa: Protege o intestino e é um leve laxante, lubrificante intestinal, melhora os músculos do intestino. Não tem restrições quanto ao uso;
- Bicarbonato de sódio: Vai criar os gases que empurram as fezes. Colocar uma colher de chá em um copo de água morna e tomar pela manhã.
O que acontece se não cuidar da prisão de ventre?
A constipação é a falta da evacuação, é quando o intestino está ocupado por fezes e seu corpo não consegue expulsar.
Isso causa muitos problemas se não cuidarmos logo, o intestino preso impede o emagrecimento, torna a musculatura peristáltica preguiçosa. Nesse caso uma lavagem intestinal pode ser necessária podendo causar a descamação da parede do intestino.
Se os sintomas da prisão de ventre persistirem por mais de duas semanas o médico deverá ser consultado para avaliação.