Amado especialmente na região nordeste, a Arabaiana é um peixe muito saboroso, no entanto, uma das principais dúvidas que as pessoas têm ao consumi-lo é se Arabaiana é carregado ou não, por isso nesse texto iremos esclarecer essas e outras questões.
Confira agora quais os benefícios e os riscos do consumo de arabaiana, quais são as principais características desse peixe, como consumi-lo da maneira adequada para aproveitar ao máximo os seus benefícios, e claro, se Arabaiana é carregado ou não.
O que é uma Arabaiana?
Arabaiana, também conhecido como Arabaiana-azul e, em inglês, “Rainbow runner”, tem por nome científico “Elagatis bipinnulata”, e nada mais é do que um peixe, encontrado principalmente na região sudeste e nordeste. Por ser um peixe de sabor intenso, muitos acreditam que Arabaiana é carregado, mas essa não é uma informação precisa.
É um peixe de escamas, grande e pesado, que pode chegar a medir um metro e oitenta e pesar quarenta e cinco quilos. Além do tamanho e peso, uma das características que mais chama a atenção nesse peixe é a sua cor, um tom de azul um tanto esverdeado, que às vezes dá a impressão de ser multicolorido (e é justamente daí que vem seu nome em inglês, Rainbow runner).
Quais os benefícios do consumo da Arabaiana?
Antes de saber se Arabaiana é carregado ou não, é necessário entender quais os seus benefícios. Porém, não há indícios de que o peixe traz benefícios para a saúde, então assim com outras espécies seu consumo pode auxiliar em:
- Prevenção do envelhecimento precoce;
- Melhora da função cognitiva;
- Fortalecimento dos dentes e ossos;
- Alívio dos sintomas de artrite;
- Efeito anti-inflamatório e anti-oxidante.
Além disso, a Arabaiana é rica em gorduras boas, como o ômega 3 e vitamina D, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, e também no fortalecimento do sistema imunológico como um todo.
A Arabaiana é carregado?
Não, não há nenhum indício de que Arabaiana é carregado, no entanto, ainda, sim, é preciso ter um certo cuidado com o consumo desse peixe, apesar dos benefícios que ele pode trazer para a saúde.
Isso porque Arabaiana é um peixe que geralmente vive na costa e, além de pequenos peixes, se alimenta de algas, e algumas dessas algas possuem uma toxina capaz de causar a chamada “doença da urina preta”. Por isso é importante tomar bastante cuidado na hora de consumir esse peixe, e comprar apenas de vendedores de confiança.
Quem pode consumir a Arabaiana?
Qualquer um pode consumir Arabaiana, não há nenhuma contraindicação. E apesar de muitas pessoas acreditarem que Arabaiana é carregado, a realidade é que a carne do peixe é leve e pode trazer benefícios para a saúde.
No entanto, apesar de não haver contraindicações, mulheres grávidas não devem fazer consumo excessivo de peixe, e, como mencionamos no tópico anterior, deve-se consumir Arabaiana vinda apenas de vendedores de confiança.
Como consumir a Arabaiana?
A Arabaiana pode ser consumida de diversas maneiras, sendo a única limitação a criatividade do cozinheiro. Ela pode ser frita, ensopada, assada, pode-se fazer um caldo com o peixe, etc.
Uma das maneiras mais comuns de servir a Arabaiana é carregado de pimentões com um caldo de peixe, ou ainda feita servida com outros frutos-do-mar e pirão de farinha de mandioca. A única contraindicação é o consumo da arabaiana crua.
Embora muitas pessoas tenham receio de consumi-lo, baseados na crença de que Arabaiana é carregado, você viu que esse não é o caso. Além de nutritivo e de trazer benefícios para a saúde, a Arabaiana possui uma carne leve e cheia de sabor, que quando consumida de fontes confiáveis, não traz nenhum tipo de malefício.