A relação da constipação intestinal com o anticoncepcional tem sido uma questão de discussão entre profissionais de saúde e pacientes. Sabemos que esse medicamento causa inúmeros efeitos colaterais nas mulheres que fazem uso, seja como contraceptivo ou tratamento de alguma doença.
São muitas dúvidas e preocupações diárias que mulheres possuem sobre este assunto. Por esse motivo, vamos esclarecer suas funções, quais cuidados tomar e se a prisão de ventre está atrelada ao uso do anticoncepcional.
O que é o Anticoncepcional?
Medicamento em pílula utilizado por mulheres como método contraceptivo, o qual impede a ocorrência de uma possível gestação. Os anticoncepcionais podem ter composições diversas, dependendo do tipo e da marca.
No entanto, em geral, os anticoncepcionais orais combinados (os quais são os mais comuns) possuem uma combinação de hormônios sintéticos, o estrogênio e a progesterona.
Existem também os anticoncepcionais apenas com progesterona, indicados em casos específicos, como em mulheres que não podem utilizar o estrogênio por apresentarem contraindicações.
Para que serve o Anticoncepcional?
Ele funciona de diversas formas, dependendo do tipo de anticoncepcional utilizado, como a inibição da ovulação, o espessamento do muco cervical ou a alteração do revestimento do útero.
Mesmo que o anticoncepcional seja visto como principal modo de prevenir a gravidez. Alguns tipos podem ser usados no tratamento de condições ginecológicas, como a endometriose, a síndrome dos ovários policísticos e a dismenorreia (cólicas menstruais intensas).
O anticoncepcional pode auxiliar no controle do ciclo menstrual, reduzir a intensidade e a duração da menstruação, além de reduzir a incidência de acne e outros sintomas associados ao ciclo menstrual. Enquanto umas buscam pela própria iniciativa, outras mulheres começam a utilizar por necessidade relacionada a uma questão patológica.
Quando e para quem é indicado a tomar?
A escolha do tipo de anticoncepcional deve ser feita com o auxílio de um profissional de saúde, um médico(a) ginecologista. Pois, levará em consideração fatores como a saúde geral da paciente, histórico médico e estilo de vida.
O uso correto e regular do anticoncepcional é fundamental para garantir sua eficácia na prevenção da gravidez. Tire suas dúvidas e deixe claro o que pretende tratar ou prevenir.
O Anticoncepcional causa prisão de ventre?
Normalmente, essa não é considerada um dos principais efeitos adversos do anticoncepcional. O que é mais relatado são: dor de cabeça, perda de libido, náuseas, dentre outros efeitos. Porém, apenas seu médico poderá investigar e entender melhor a sua situação.
Antes de atribuir ao anticoncepcional, verifique como está sua alimentação. Inclua fibras e tome a quantidade certa de água para ver se há melhora em sua prisão de ventre.
Quais os cuidados ao usar?
Deve ter um horário fixo para tomar diariamente. Esquecer de tomar o anticoncepcional pode reduzir sua eficácia. Cada organismo se adapta de uma forma, se houver muitos efeitos colaterais contate seu médico para uma troca de medicamento ou método de contracepção.
Outras questões que deve se atentar, é não fumar para não ter riscos de desencadear doenças, evitar bebida com álcool e se houver episódio de vômito em cerca de 1 hora depois, ele deve ser tomado novamente.
Embora seja amplamente utilizado como método contraceptivo, é importante lembrar que ele não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, e o uso de preservativos é recomendado para prevenção dessas infecções.