A prisão de ventre é um mal que pode acontecer com qualquer pessoa, isso se dá pela má alimentação ou pelo estresse diário. Além dessas duas causas, há outras que também podem tirar a prisão de ventre, por isso é importante se atentar diariamente para conseguir ter uma boa alimentação.
Para entender como a prisão de ventre funciona e saber como tratá-la, continue lendo.
O que é a prisão de ventre?
A prisão de ventre é uma doença que acontece pelo ressecamento das fezes, isso se dá pela má alimentação e pela pouca ingestão de água, o intestino acaba ficando ressecado e assim não ocorre um bom funcionamento do órgão. Por isso é importante beber ao menos de 1 l e meio a 2 l de água por dia, isso com uma alimentação razoavelmente balanceada pode acabar com a constipação intestinal.
Quais sintomas mais comuns da prisão de ventre?
Quando se está com prisão de ventre há diversos sintomas que se pode ter, entretanto, o desconforto abdominal, a sensação de estar cheio, cólicas intestinais e os gases são os sintomas mais comuns quando se está com o intestino preso.
Como tratar a prisão de ventre?
Em casos graves a prisão de ventre pode ser tratada com remédios a partir de uma indicação médica, mas em casos mais comuns começar uma alimentação rica em fibras introduzir frutas boas para o intestino e beber mais líquidos bons para o intestino como a água, sucos e chás é uma boa iniciativa para melhorar funcionamento intestinal.
Beber muita água
A água é fundamental para o funcionamento do corpo, seus benefícios vão além da hidratação no intestino, entretanto é importante ingerir uma grande quantidade de água para diminuir o acontecimento de a prisão de ventre com no dia a dia acabamos consumindo alimentos que sugam a água deste órgão é importantíssimo equilibrar a ingestão de água durante o dia.
Consumir mais fibras e gorduras
Para se ter um bom funcionamento do intestino, consumir fibras e gorduras boas para o intestino é de extrema importância para que o intestino preso seja evitado.
As fibras ajudam na formação das fezes fazendo com que o movimento do intestino ocorra corretamente, já as gorduras boas ajudam no deslocamento das fezes até o reto.
Regular atividades físicas
Outro ponto que também pode ajudar na regulação do intestino é a atividade física, quando o corpo está em movimento, ele acaba funcionando corretamente isso se dá porque quando se pratica alguma atividade física o corpo acaba gastando gordura e produzindo novas substâncias, além disso, outro ponto importante é que acabamos ingerindo mais água e isso influencia beneficamente o intestino.
Consumir alimentos probióticos
Alimentos probióticos como o leite fermentado são bons para o funcionamento do intestino, isso acontece porque os probióticos são bons para a restauração da flora intestinal, com a prisão de ventre pode acabar afetando negativamente o funcionamento do intestino ingerir alimentos probióticos pode fazer com que o seu órgão não evolua para uma doença mais grave.
Evitar uso excessivo de laxantes
Quando se está com prisão de ventre é normal acabar ingerindo remédios laxativos, entretanto o uso excessivo desses remédios pode acabar desregulando o funcionamento normal do intestino, por isso o indicado é usar estes tipos de remédios apenas com prescrição médica.
Por fim, entender como a prisão de ventre funcionada é importante para evitá-la, em casos graves em que você não consiga tratá-la em casa busque por orientação médica.