Oriundo do pequizeiro, árvore originalmente brasileira, muitos possuem dúvidas e querem saber se o pequi é afrodisíaco. Além disso, também é importante saber se ele faz bem para a saúde, como ele pode ser consumido e principalmente, o que de fato ele é.
O pequi está presente na culinária brasileira e é comercializado em abundância, principalmente nas regiões onde sua árvore está em abundância. Por este motivo, muitos se perguntam se o pequi é afrodisíaco ou não.
Neste conteúdo, além de descobrir se o pequi é afrodisíaco, você vai conferir quais são os seus principais benefícios, o que é, quais são as melhores maneiras de consumi-lo, e muito mais. Continue a leitura!
O que é pequi?
O pequi é um fruto proveniente do pequizeiro, uma árvore nativa do Brasil. Por conta da sua flexibilidade e diversas possibilidades na gastronomia, ele é bastante comercializado em algumas regiões do país e pode ser encontrado em diferentes feiras e supermercados.
O fruto pode ser utilizado para preparar diversos tipos de pratos salgados ou doces, além de poder ser consumido fresco, direto do pé. O pequi também é conhecido por suas características, que compreendem uma casca verde, polpa de tom amarelado e minúsculos espinhos logo abaixo dela.
Principais benefícios do pequi
Antes de entender se o pequi é afrodisíaco ou não, é importante saber quais são os benefícios do fruto. Os principais benefícios do pequi incluem a riqueza em Vitamina A, que possui ação antioxidante e inflamatória, além de auxiliar na formação do colágeno e em melhorias para a visão.
Além disso, o fruto também é rico em gorduras boas, que promovem o colesterol bom (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL) do sangue. Esse é um dos maiores benefícios do pequi, pois o colesterol bom protege as artérias, diminuindo as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.
Não apenas o pequi, mas a sua árvore como um todo são responsáveis por uma série de benefícios para o organismo humano. Além de serem utilizadas pelos povos indígenas durante a pesca, as folhas da árvore do pequi são frequentemente utilizadas para auxiliar na melhora da visão e para dores nos rins.
No entanto, é importante tomar alguns cuidados ao consumir o fruto. Começando pelos seus espinhos, que por mais que sejam bem pequenos, podem machucar a língua e a boca. Por este motivo, é recomendável que o fruto não seja consumido fresco. Além disso, o consumo em excesso pode causar má digestão.
O pequi é afrodisíaco?
Se ainda está se perguntando se o pequi é afrodisíaco, pode ter certeza que sim! O fruto é conhecido por ser fortificante e afrodisíaco. Sua fama no sertão se deu por vários casais terem sido unidos quando as pessoas iam catar o pequi na época da colheita.
Dizem que, quando homens e mulheres se uniam para buscar pequi nas matas, a paixão se aflorava. O pequi é afrodisíaco e, como já frisado, ele também traz benefícios para o organismo e por isso é seguro para consumo, desde que seja feito com moderação.
Dicas para consumir o pequi como afrodisíaco
Felizmente, além de ser possível afirmar que o pequi é afrodisíaco e benéfico para a saúde, existem diversas maneiras de consumir o pequi! Além de poder ser consumido puro ou cru, ele também pode compor uma variedade de pratos que incluem o risoto e diversos outros.
Geralmente, ele é consumido cozido ou cru. No preparo, ele pode ser cozido com sal ou com outros condimentos. Nesse contexto, além de tomar os devidos cuidados com o consumo exagerado do fruto, é ideal se atentar aos acompanhamentos e quantidade de condimentos utilizados na hora do cozimento.
Agora que você sabe que o pequi é afrodisíaco, chegou o momento de adicioná-lo ao seu cardápio utilizando as dicas passadas neste conteúdo. Lembre-se que é muito importante variar o modo de preparo, bem como os alimentos para uma dieta saudável e equilibrada.