Veja as 5 mudanças na hora de comer que podem salvar o planeta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja as 5 mudanças na hora de comer que podem salvar o planeta

Table of Contents

Manter uma alimentação balanceada é essencial para manter uma boa saúde e bem-estar e existem mudanças na hora de comer que podem salvar o planeta. Muitas pessoas não sabem o quanto a nossa alimentação impacta o meio ambiente e quantos malefícios a natureza pode evitar ao fazer simples mudanças na hora de comer.

Além de te informar por meio deste artigo, demos algumas dicas de como você pode fazer essas mudanças na hora de comer e colaborar com o planeta.

Como a alimentação pode salvar o planeta?

A produção de alimentos em grande escala, o transporte de alimentos, o ato de desperdiçar alimentos e o consumir de alimentos com alto impacto ambiental, como a carne, colaboram com a emissão de gases, os quais provocam o efeito estufa, poluição, extinção de animais e o desmatamento.

Como a alimentação pode salvar o planeta?
Fonte/Reprodução: original.

Portanto, a alimentação pode desempenhar um papel importante na criação de um sistema alimentar mais sustentável e saudável para nós e para o planeta. Se você se importa com o futuro das próximas vidas que estão por vir, fazer mudanças na hora de comer é fundamental.

5 Mudanças na hora de comer que podem salvar o planeta

Daremos a você motivos reais para reforçar sua vontade de fazer mudanças na hora de comer. Aqui estão algumas dicas sobre como você pode cuidar da sua alimentação:

Compre alimentos da estação (sazonais)

Comprar alimentos fora de época pode levar a uma maior demanda por transporte e armazenamento de alimentos. Optar por alimentos sazonais e locais ajuda a reduzir a pegada de carbono associada ao transporte e armazenamento de alimentos.

As vendas funcionam no processo de oferta e demanda. Se não há consumidores para alimentos fora da época, os estabelecimentos vão se moldar ao comportamento de compra atual dos compradores conscientes.

Evite descartáveis

Esse descarte resulta em um grande volume de resíduos que acabam em aterros sanitários, rios, mares e oceanos, polui o meio ambiente e afeta a vida selvagem.

Essa produção de descartáveis requer o uso de recursos naturais, como petróleo, água e energia. Além disso, geram mais custos como precisar contratar alguém para limpar

os descartáveis deixados no local.

As mudanças na hora de comer, também estão relacionadas aos talheres e recipientes que usa para comer. Prefira potes, pratos e talheres reutilizáveis.

Compre de produtores de sua região

Ao comprar de um produtor de sua região, você colabora com a diminuição de emissão de gases. Ao invés de caminhoneiros trazerem alimentos de outro estado para a sua cidade, você terá acesso mais rápido e sustentável, uma vez que poderá ir a pé buscar.

Os produtores de sua região ainda vão oferecer alimentos mais frescos do que os mercados.

Evite alimentos gordurosos e processados

Por serem conterem alto teor de açúcar e gordura, são prejudiciais à saúde. Aumentam o risco de doenças como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Eles não fornecem nutrientes necessários para manter o seu organismo nutrido e com bom 

funcionamento. Quanto mais você fica acostumado com a facilidade de alimentos processados que já vem prontos. Se torna mais difícil adotar mudanças na hora de comer.

Prefira alimentos que sejam orgânicos 

Alimentos orgânicos não tiveram agrotóxicos, fertilizantes ou pesticidas envolvidos em seu cultivo. Essas substâncias podem causar muitas doenças e por isso devemos dar mais importância ao tipo de alimentos ingeridos.

São os produtores de cada região que costumam implementar práticas agrícolas mais sustentáveis. Aliás, eles produzem em menor escala. Além de conseguir alimentos mais frescos e fazer mudanças na hora de comer, contribuirá para a economia local.

Como podemos equilibrar os alimentos no dia a dia?

As mudanças na hora de comer devem ser encaradas de forma leve e até mesmo divertida. Pode começar a variar as opções de alimentos. Ao invés de beber um suco de caixa, pode fazer um suco de fruta. Seu prato deve ser mais variado, principalmente no almoço e jantar.

Como podemos equilibrar os alimentos no dia a dia?
Fonte/Reprodução: original.

Aposte em saladas coloridas, proteína e pouco carboidrato ou na medida certa. Para regular a ingestão de calorias e conseguir medir a quantidade de cada nutriente necessário em sua dieta, você pode consultar um nutricionista.

Como devemos cuidar da alimentação?

Para quem está em busca de melhorar seus hábitos e adotar mudanças na hora de comer deve começar devagar. Mude aos poucos a sua alimentação e verá que isso se tornará um hábito ao longo do tempo.

O primeiro passo é ter clareza do motivo que te fez querer fazer mudanças na hora de comer. Mais disposição, saúde, longevidade e estética. Lembre-se que esse motivo te ajudará a se manter firme em seu propósito. 

Além de comprar frutas, hortaliças e outros alimentos mais saudáveis. Você precisa aprender a observar os ingredientes nos rótulos e começar a cozinhar a própria comida para ter consciência do que está ingerindo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também