Fava é uma leguminosa muito conhecida e cultivada há muito tempo, mas será que fava é carregado? Ela está comumente presente em diversos pratos da culinária brasileira e de diversos outros países, e por mais que não seja muito comum em outras regiões do Brasil além do nordeste, a leguminosa traz muitos benefícios para o corpo.
É de sabedoria popular que é importante evitar alimentos carregados durante um pós-operatório, durante a cicatrização de uma tatuagem ou piercing. Isso ocorre pelas propriedades desses alimentos acarretarem inflamações, atrasando o processo de cicatrização.
Aqui você vai descobrir se a fava é carregado, quais são seus benefícios, qual a sua origem e muito mais. Continue a leitura para entender!
O que é a Fava?
A fava é um alimento que cresce em uma vagem, também chamada de feijão-fava, devido a sua similaridade com esse grão. Ela faz muito bem para a saúde por contar com propriedades medicinais, também podendo compor uma variedade de receitas.
Ela é bastante consumida na América do Norte, mais precisamente nos Estados Unido, onde está presente em pratos típicos. Além disso, ela também é frequentemente consumida na China, Itália, Peru e Egito. Já em território brasileiro, a fava é muito popular na região nordeste, onde ainda paira a dúvida sobre se fava é carregado.
Qual a origem da Fava?
A fava é uma planta que não existem meios de afirmar qual é a sua origem. No entanto, é dito que ela é cultivada há muito tempo e pode ser que ela tenha surgido na Ásia Central, África ou Mar Cáspio.
Acredita-se que a fava era cultivada e fazia parte do dia a dia de diversos povos e ela se popularizou na China, índia e Egito, que foram os primeiros países onde as pessoas começaram a adotar o consumo em sua dieta, antes de surgir a preocupação em relação a se fava é carregado.
Por mais que seja mais popular no nordeste do Brasil, pessoas de outras regiões aderem à fava no seu dia a dia.
Quais os benefícios do consumo da Fava?
Fava é um alimento que faz muito bem para a saúde, trazendo diversos benefícios ao corpo humano. Isso acontece porque a leguminosa possui uma variedade de minerais, vitaminas e nutrientes que auxiliam na melhoria do funcionamento do organismo.
A fava também conta com propriedades medicinais, que além de auxiliar no tratamento de algumas doenças existentes, ela também ajuda na prevenção delas. Outros fatores que o alimento também traz são a facilidade de emagrecimento, ajuda na imunidade, combate ao envelhecimento precoce, ajuda no desenvolvimento do feto para gestantes, combate a depressão e auxílio nos sintomas de mal de Parkinson.
Quais os nutrientes da Fava?
Favas são ricas em fibras, antioxidantes, ácido fólico e proteínas. Além disso, ele também conta com a vitamina B1, cobre, zinco, fósforo, manganês e potássio. Esses nutrientes auxiliam na melhora de doenças e é muito benéfico para o corpo humano.
A Fava é carregado?
Não é correto determinar que fava é carregado, uma vez que não há estudos que suportem a afirmação. Aliás, alimentos como as leguminosas na realidade auxiliam no processo de cicatrização, devido às proteínas que possuem, incluindo o zinco que ajuda bastante na regeneração da pele.
Desse modo, caso tenha feito uma cirurgia ou feito uma tatuagem, não existem problemas em consumi-la durante o processo de cicatrização.
Como preparar a Fava?
Agora que já desmistificamos se fava é carregado, você já pode incorporar essa deliciosa leguminosa em sua dieta. Existem diversos modos de preparar a fava, mas para preparar na panela se pressão, separe os ingredientes:
- Fava;
- Linguiça calabresa;
- Bacon;
- Pimentão;
- Páprica doce;
- Alho;
- Sal grosso;
- Cebola;
- Azeite.
Para preparar lave as favas e deixe de molho na água por 12 horas, comece fritando o alho, cebola e pimentão. Posteriormente, adicione o bacon e a linguiça, coloque a fava e misture bem aos demais ingredientes, adicione a água e deixe na pressão por até 20 minutos.
Você acabou de descobrir se a fava é carregado ou não, além de entender mais sobre esse poderoso e nutritivo alimento. Agora chegou o momento de descobrir maneiras de como adicionar a sua dieta e aproveitar seus benefícios. Se tiver dúvidas sobre seu consumo, consulte seu nutricionista!