O chocolate é afrodisíaco: mito ou verdade?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
O chocolate é afrodisíaco mito ou verdade

Table of Contents

É comum pensarmos que o chocolate é afrodisíaco, afinal, a iguaria que tem origem milenar é parte do cotidiano de bilhões de pessoas e é um dos doces favoritos para consumo em momentos por seu sabor único. Independente disso, além de ser delicioso, o chocolate também desperta reações no corpo humano.

Essas reações estão ligadas diretamente com a substância base para a existência do chocolate, o cacau. Por isso, a seguir, vamos entender o papel que o chocolate desempenha no corpo humano, seus benefícios e entenderemos se e porque se acredita que chocolate é afrodisíaco. Vamos lá!

O que é o chocolate?

O chocolate é uma iguaria, geralmente doce, que tem como base de seu preparo o cacau. Esse é o fruto do cacaueiro, árvore nativa da América Latina onde povos antigos – conhecidos como Olmecas -, iniciaram o processo de sua transformação em chocolate.

O que é o chocolate
Fonte/Reprodução: original

Para fazer o chocolate, a amêndoa do cacau passa por um processo de fermentação que pode levar uma média de 4 a 7 dias, seguido pela torragem. Nessa segunda etapa, enquanto é torrado, o chocolate começa a ganhar forma, adquirindo tanto o cheiro quanto o sabor e a textura que atrai tantos paladares e está ligado ao imaginário de que chocolate é afrodisíaco.

Quais os benefícios do chocolate?

Um dos principais benefícios do doce que é queridinho da bilhões de pessoas é a liberação de hormônios que trazem sensação de bem-estar e felicidade, como serotonina e dopaminas, além da norepinefrina. Mas, ainda podemos listar outros benefícios que podem atrair ainda mais os consumidores, como:

  • Capacidade antioxidante;
  • Redução da glicemia;
  • Ações anti-inflamatórias;
  • Capacidade de melhorar o bom colesterol;
  • Melhoria de humor;
  • Propriedades estimulantes e diuréticas.

‌Vale destacar que esses benefícios estão mais ligados às propriedades encontradas no próprio cacau. Por isso, a escolha do tipo de chocolate que você irá consumir pode interferir nos benefícios a serem aproveitados. Nesse sentido, dar preferência a chocolates com maiores teores de cacau é sempre o mais indicado.

O chocolate é afrodisíaco?

Considera-se que o chocolate é afrodisíaco desde a América pré-colombiana, quando civilizações antigas já identificavam uma associação da iguaria com o desejo sexual. Justamente por isso, era um costume dos membros da tribo esfregarem o cacau fermentado e torrado em seus corpos, com intuito de que parceiros desfrutem o sabor.

O chocolate é afrodisíaco
Fonte/Reprodução: original

Há, ainda, relatos históricos também que apontam o Imperador Montezuma como um adepto do uso do chocolate para fins de estímulo sexual, uma vez que ele tomava cinquenta cálices sucessivos para aumentar seu apetite sexual antes das relações, com as duzentas esposas de seu harém.

Esse imaginário acompanhou o chocolate quando ele viajou para a Europa e espalhou-se pelo mundo. Mas, o fato é que chocolate é afrodisíaco quando acompanhado de outras especiarias que estimulam a circulação. Sozinha, a iguaria não estimula sexualmente, somente desperta hormônios ligados à “paixão”, como os citados anteriormente.

3 Receitas para usar o chocolate e apimentar a relação

Algumas receitas podem aumentar o desejo entre casais, porque o chocolate é afrodisíaco ao despertar os hormônios da paixão e ao ativar o imaginário popular que já liga essa iguaria ao romance, à paixão e à luxúria. Então, que tal apimentar a relação com esse ingrediente especial? Veja algumas opções!

Chocolate quente

Essa deliciosa bebida pode ser preparada com certa facilidade e com a adição de especiarias, como gengibre ou noz-moscada, você pode deixar ainda mais gostoso e estimulante. Basta separar 200ml de leite para cada dose, adicionar duas colheres de chocolate em pó (lembre que quanto mais cacau, melhor), açúcar a gosto e uma colher de sobremesa de amido de milho. Após aquecer e misturar, é só se deliciar!

Fondue

Um clássico do imaginário quando se pensa em romance e chocolate juntos. O fondue é facilmente preparado e pode ser sensual até na hora de consumir. Basta derreter 300g de chocolate e separar frutas para molhar na iguaria e comer. As frutas vermelhas são sucesso, mas também se pode usar mangas, uvas e outras que você preferir.

Mousse de chocolate

Esse mousse é facílimo e pode mostrar o quanto o chocolate é afrodisíaco. Coloque 200g de creme de leite por meia hora no congelador. Enquanto isso, derreta 200g de chocolate meio amargo e misture com uma caixinha de leite condensado. Logo após, acrescente o creme de leite e mexa bem. Pronto, basta deixar gelar por duas horas e sua sobremesa estimulante estará pronta.

Para além de estímulos físicos, alguns alimentos têm poder afrodisíaco justamente por estimular nosso imaginário. O Chocolate é um desses alimentos, que além de deliciosos para saborear sozinho, melhora qualquer momento com o par. Então, aproveite uma das receitas para saborear em seu encontro enquanto conta a história do chocolate para o crush, que tal?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também