Os benefícios da canela para o nosso organismo pode ajudar em diversas dificuldades. A canela é uma especiaria aromática, coringa na culinária brasileira. Mas, também tem efeito carminativo, que combate os gases, além de melhorar a digestão dos alimentos, o que melhora o funcionamento intestinal.
Quais os tipos de canela?
Existem dois tipos de canela. A canela “verdadeira”, que é a canela do ceilão. Essa é um tipo mais nobre e raro. Diferente da canela-cássia, que é super comum na casa dos brasileiros.
Apesar de termos esses dois tipos, ambas as espécies possuem propriedades semelhantes, que podem ser ótimos aliados da nossa saúde.
Quais os benefícios para o organismo a canela oferecem?
Um dos benefícios da canela é por ser fonte de fibras e minerais, como o manganês e o cálcio. Essa combinação contribui para a saúde do cólon. Além da sua ação carminativa, anti-inflamatória, a canela contribui para o bom funcionamento do intestino.
A canela também é rica em antioxidantes, esses que são tão importantes no combate aos radicais livres. Curiosamente, a canela também pode ser usada como um conservante natural, justo por ser tão rica em oxidantes.
Apesar de ainda não estar totalmente claro para a comunidade científica, é entendido que esses antioxidantes também possuem capacidade anti-inflamatória.
Essa casca tão aromática, ainda mostrou que pode auxiliar as pessoas no combate à pressão alta, na diminuição do colesterol ruim. Também melhora a sensibilidade a insulina, diminui o açúcar no sangue, que a torna aliada também dos diabéticos.
Outro benefício da canela ao corpo é poder prevenir doenças como o mal de Parkinson e Alzheimer, que são de caráter neurodegenerativo, e até mesmo o câncer. A canela também pode prevenir o mau hálito, já que possui função bactericida.
Para as mulheres que menstruam, tomar cápsulas de canela pode ajudar nos sintomas desse período.
Qual a melhor forma de consumir canela para ajudar no intestino preso?
A canela pode ser consumida de várias formas. Seja por cápsulas, para pessoas que têm um dia a dia corrido, mas não querem deixar de incluir a canela no dia a dia. Também pode-se usufruir dos benefícios da canela ao ser consumida através de chás, polvilhada sobre frutas. Pode ser usada em pratos salgados, doces. Sempre consuma as quantidades ideais de água para você.
Para quem tem intestino preso, a melhor forma de se consumir a canela, é por chás. Porque isso auxiliará na hidratação. Mas, o mais importante é que ela entre para o seu cotidiano, seja através de chás, cápsulas, ou através da alimentação em si.
É preciso não exagerar! Apesar de a canela ser recomendada para intestino preso, é certo que se consumida em excesso, pode dar o efeito reverso e prender ainda mais o intestino.
A canela é rica em taninos, que em grandes quantidades, podem causar constipação.
Por que e para quem não é aconselhável ingerir canela?
Apesar dos benefícios da canela serem ótimos, ela não é para todos, por isso deve ser usada com mais cautela. Quem sofre com úlceras gástricas ou intestinais e até mesmo pessoas que possuam problemas graves no fígado devem evitar.
A canela não é indicada para mulheres grávidas, ela pode causar contrações no útero e sangramento. Existem médicos que não apontam a canela como um problema na gravidez, outros sim. De qualquer forma, sempre siga as orientações do médico que te acompanha.
A canela em excesso, pode ser prejudicial a qualquer pessoa, por isso, use com moderação. Uma xícara de chá por dia é suficiente para aproveitar dos benefícios da canela e ajudar no bom funcionamento do intestino.