A Banana Caturra Solta Ou Prende O Intestino (1)

A banana caturra solta ou prende o intestino?

É verdade que a banana caturra prende o intestino, ou na verdade ela solta? Uma das frutas mais produzidas no Brasil, a banana é tida como um dos alimentos indispensáveis na vida dos brasileiros. Segundo dados do IBGE, neste ano de 2021 ela é a fruta mais consumida do país.

Facilmente encontrada em supermercados e feiras, pode ser consumida inteira ou amassada, tanto crua como cozida. Além de ser propícia para consumo imediato, também é ingrediente essencial de várias receitas, que pode ser utilizada no preparo de doces, bolos, saladas, tortas e outros pratos.

A banana caturra é uma das preferidas dos consumidores. No entanto, algumas pessoas ainda tem dúvida se a banana caturra prende o intestino.

A banana caturra solta ou prende o intestino?

A banana caturra é um alimento bem nutritivo e que oferece vários benefícios, mas ainda existe um debate sobre se a banana pode causar constipação.

A Banana Caturra Solta Ou Prende O Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

Alguns tipos de banana, quando consumidas em excesso, de fato prendem o intestino, mas não são todas. A banana maçã e a banana prata, por exemplo, não tem muita fibra solúvel e isso pode fazer com que prendam o intestino. No entanto, a banana caturra possui muita fibra, o que é ótima para deixar o intestino solto.

Qual é a banana caturra?

Existem vários tipos de banana, e apesar de parecidas, cada uma delas tem suas próprias características e melhores formas de consumo. Um dos tipos mais conhecidos no país, principalmente na região sul e sudeste, é a banana caturra. É também conhecida pelo nome de banana d’água e de banana nanica, apesar de não ser pequena: ela é grande, mas nasce de uma bananeira pequena e por isso o apelido.

A banana caturra tem cerca de 79 kcal e aproximadamente 86 gramas. É uma banana bem doce, e por isso seu consumo costuma ser imediato após ser descascada.

A banana terra, é a maior banana já encontrada. É geralmente consumida após ser cozida, assada ou frita. Já a banana maçã é uma das mais pequenas bananas,  ideal para crianças pequenas e recomendada para bebês.

Quais os benefícios nutricionais da banana caturra?

Com inúmeros nutrientes e rica em carboidratos e vitaminas, a banana é ótima fonte de fibras. A banana caturra em específico é boa em teor de magnésio e potássio. 

Pessoas que praticam muito exercício liberam muito suor do corpo, que faz com que ele acabe por perder minerais. O potássio repõe ao promover o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo. 

Similar a essa situação são as pessoas que usam diuréticos, medicamentos que fazem o volume da urina produzida aumentar, e que também precisam de aumento de potássio no organismo.

Outro benefício da banana caturra é que ela proporciona a sensação de saciedade no indivíduo graças ao retardo do esvaziamento gástrico. Ao diminuir a fome o apetite da pessoa, isso pode fazer com que ela indiretamente perca peso, o que também é uma vantagem de consumir essa fruta.

Seu consumo fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, evita cãibras musculares e ainda consegue fazer reduzir a pressão arterial.

Afinal, a banana caturra solta ou prende o intestino?

Então, a banana caturra prende o intestino? Não. A banana caturra auxilia no trato intestinal, no seu bom funcionamento e na formação do bolo fecal. Na verdade, ela é excelente para soltar o intestino.

Ao ingerir um alimento, o corpo absorve os nutrientes do que é consumido. O bolo focal é toda parte de alimentos que o corpo não absorve, que será expelida do corpo.

Em caso de dúvida, a dica é verificar o quão madura está a banana: quanto mais madura, mais fibra a fruta possui e quanto mais fibra, mais ela solta o intestino.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *