Tucunaré é carregado? Saiba sobre esse peixe!

Tucunaré é carregado? Saiba sobre esse peixe!

O tucunaré é um peixe muito apreciado, tanto pelo sabor da sua carne quanto por pescadores que buscam um desafio para capturá-lo, mas uma dúvida muito recorrente é se o tucunaré é carregado. 

Confira agora se tucunaré é carregado, quais são os diferentes tipos de tucunaré e as suas principais características, e qual é a melhor forma de consumir esse delicioso peixe e obter o máximo possível de seus benefícios.

O que é o Tucunaré?

O tucunaré é um peixe de água doce encontrado em locais diversos do Brasil. Existem diferentes tipos de tucunaré, cada um com suas características próprias, e alguns podem chegar a medir 1,20m e pesar aproximadamente 16 quilos. 

O que é o Tucunaré?
Fonte/Reprodução: original.

É um peixe agressivo e territorialista, e é justamente essa agressividade que faz com que muitos pescadores gostem de pegar esse peixe, pois ele proporciona um grande desafio, além de ter uma carne saborosa. Essa agressividade também faz com que algumas pessoas acreditem que o tucunaré é carregado por associação do temperamento do peixe a suas qualidades nutricionais.

Qual a origem do Tucunaré?

É difícil estabelecer a origem do peixe tucunaré, mas a hipótese mais provável é que essa espécie de peixe tenha surgido ao longo do processo evolutivo, fruto de diversas adaptações ao meio em que vivia.

A palavra tucunaré, que designa o nome popular da espécie, vem do tupi e significa a grosso modo,“semelhante às árvores”. O nome vem do fato de que, semelhante a alguns tipos de palmeira ao qual o tucunaré vive próximo, ele tem espinhos com uma picada dolorosa.

Qual região predominante?

O tucunaré reside, primariamente, na região da bacia Amazônica e também na bacia Tocantins-Araguaia. No entanto, ele também foi introduzido em outras regiões do Brasil, e pode viver em quaisquer locais com águas tranquilas e frias. 

Quais os tipos de Tucunaré?

Como mencionado anteriormente, existem diferentes espécies de tucunaré no Brasil, e cada uma delas possui características únicas. Por serem muitas espécies, trouxemos as cinco espécies mais importantes do peixe.

Tucunaré xingu

O tucunaré xingu é considerado a espécie mais forte de tucunaré, além de ser a segunda maior. Pode possuir cores diversas, o que também o faz ser considerado um dos tucunarés mais bonitos.

Tucanaré paca

Esse é um dos tipos de tucunaré mais comuns e é encontrado majoritariamente na bacia amazônica. Seu tamanho varia bastante, podendo ir de 30cm a até 1 metro. Sua cor é mais escura e possui pintas por todo o corpo.

Tucunaré pinima

Essa espécie de tucunaré é considerada a mais comum e pode ser encontrada em diversos estados do Brasil. Ele possui uma cor amarelada forte, além de crescer bastante e também ser muito agressivo.

Tucunaré fogo

Um dos tucunarés mais belos, o tucunaré fogo possui cores vivas e é encontrado no rio Tapajós e também no alto rio Xingu. Não é um tipo de tucunaré que cresce muito, e os maiores já encontrados não pesavam mais do que cerca de cinco quilos.

Tucunaré açu

O tucunaré açu é um verdadeiro prêmio para os pescadores. Além de possuir uma cor amarelo azulada muito bela, ele pode chegar a mais de um metro e pesar mais de doze quilos, o que o faz ser muito procurado por pescadores em busca de um desafio. É encontrado geralmente no Rio Negro, no Rio Orinoco, entre outros.

Quais os benefícios do consumo do Tucunaré?

Antes de averiguarmos se de fato o tucunaré é carregado, é importante lembrar que de forma geral não há problema em seu consumo. Por isso, vejamos algumas informações sobre esse peixe e os benefícios que o seu consumo pode trazer para a saúde.

Proteínas

O tucunaré é um peixe extremamente rico em proteínas, ao ponto de poder até mesmo substituir a carne e o frango em certas refeições. Isso faz com que o pescado seja uma ótima opção para quem pratica musculação.

Nutrientes

Além das proteínas, o tucunaré também é rico em vitaminas e outros nutrientes, como o iodo, fósforo, cálcio, ferro, potássio e vitamina B. Além disso, ele também possui muito mais vitamina D que peixes de água salgada, o que o faz uma ótima opção de pescado.

Prevenção de doenças

Por ser rico em ômega 3, o tucunaré é capaz de prevenir doenças diversas, como AVC e infartos, além de diminuir inflamações no corpo de forma geral. Ele também pode auxiliar até mesmo em problemas como a depressão, uma vez que o ômega 3 é capaz de regular o sistema hormonal do corpo.

O Tucunaré é carregado?

A informação de que tucunaré é carregado não procede. O tucunaré é um peixe que possui diversos benefícios para a saúde, não traz nenhum tipo de malefício para o sangue e também não está relacionado a processos inflamatórios do corpo. 

O Tucunaré é carregado?
Fonte/Reprodução: original.

Na realidade, como pudemos ver anteriormente, o tucunaré é capaz de auxiliar em questões cardíacas e na melhora da saúde como um todo, portanto, afirmar que o tucunaré é carregado não é correto. 

Como o Tucunaré deve ser consumido?

Ele pode ser consumido de diversas maneiras, ficando totalmente a encargo de quem está preparando decidir em que receitas inseri-lo, além de que não há nenhuma contraindicação quanto ao método de preparo do tucunaré.

As formas mais comuns são utilizá-lo em uma moqueca, assá-lo junto de vegetais como cebola, tomate e pimentão, além de utilizá-lo também em caldos e sopas com outros tipos de frutos do mar.

Tabela de informação nutricional do Tucunaré

Para informá-lo um pouco melhor acerca das propriedades e benefícios do tucunaré, você pode conferir a seguir a tabela com as informações nutricionais presentes em cerca de 100g de filé de tucunaré.

Valor energético87.7 kcal
Proteínas18,0 g
Gorduras saturadas0,6 g
Gorduras monoinsaturadas0,4 g
Gorduras poliinsaturadas0,4 g
Cálcio19,2 mg
Manganês0,0 mg
Magnésio25,6 mg
Colesterol46,9 mg
Lipídios1,2 g
Fósforo167,9 mg
Ferro0,3 mg
Potássio288,1 mg
Cobre0,1 ug
Zinco0,4 mg
Niacina0,9 mg
Riboflavina B20,1 mg
Sódio56,6 mg
Tabela de informação nutricional do Tucunaré

Como você pode observar, o tucunaré é muito rico em nutrientes, e não há nada em sua tabela de informações nutricionais que indique que o tucunaré é carregado, portanto, consuma-o sem medo!

O tucunaré é um peixe saboroso e embora algumas pessoas creiam que o tucunaré é carregado, não há nenhum indício disso. Portanto, você pode comer tucunaré sossegado, com a consciência de que isso te trará apenas benefícios e não irá atrapalhar em nada a sua saúde. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *