Sururu é carregado

Sururu é carregado?

Uma espécie de molusco muito gostoso e bastante consumido no litoral do Nordeste, mas há dúvidas se o sururu é carregado. Para quem não conhece, o sururu é um alimento saboroso e bastante nutritivo. É rico em gorduras boas, vitaminas, proteínas e minerais como ferro, cálcio, iodo, potássio, vitaminas A, B e E, além de ômega 3.

Sendo comum em estados como Alagoas, Bahia, Pernambuco e Maranhão, o sururu também está presente em pratos típicos no estado do Espírito Santo. Normalmente o sururu é consumido, como caldo ou moqueca e são bastante populares nos estados citados.

Neste conteúdo você entenderá se o sururu é carregado, o que é, quais são os benefícios do consumo, onde encontrar, qual a diferença entre o marisco e o sururu, como preparar e muito mais. Continue lendo para conferir!

O que é o Sururu?

O sururu é uma espécie de molusco. Ele é servido em pratos típicos em alguns estados do Nordeste, principalmente do litoral, e também no estado do Espírito Santo. Na culinária nordestina, o sururu é consumido como “Caldo de sururu” e também como “Moqueca de sururu”

O que é o Sururu
Fonte/Reprodução: original

Nessas regiões, principalmente no estado de Alagoas, o sururu é um importante alimento e se tornou um Patrimônio Imaterial devido a sua relevância cultural e econômica. Sem contar que o alimento, independente de como seja preparado, é delicioso e traz grandes benefícios para a saúde quando consumido.

Quais os benefícios do Sururu?

O sururu é rico em vitaminas e proteínas de grande importância para o corpo. Porque essas proteínas e vitaminas auxiliam na formação e regeneração do tecido, além de contar com um menor teor de gordura e ser de fácil digestão. Mas apesar de tudo isso, muitos ainda tem dúvidas se sururu é carregado, porém, a resposta será dita mais adiante.

Onde encontrar o Sururu?

O sururu é encontrado em mangues banhados de água doce. No Nordeste eles podem ser encontrados em Costas e são de fácil acesso nesses locais.

A comercialização do Sururu é frequentemente feita em feiras livres, peixarias e muitas vezes podem ser encontrados em mercados a depender da região. O preço varia a depender do local da compra.

Qual a diferença entre o marisco e o sururu?

O sururu é uma espécie de molusco que fica envolto a uma concha que protege a parte mole. Por isso ele é muito parecido com o marisco. Ao todo são dois tipos de sururu: os que são desenvolvidos nos mangues e os que ficam nas pedras, possuem tamanho maior e possuem coloração rosada.

O Sururu é carregado?

Sim, o sururu é carregado. Por isso, é importante evitar o alimento durante processos de cicatrização, em caso de ter realizado cirurgia, tatuagem ou piercing. Alimentos carregados costumam prejudicar a cicatrização, muitas vezes piorando a situação.

É muito comum que profissionais da saúde e tatuadores recomendam que pacientes e clientes evitem alimentos considerados carregados ou remosos para a recuperação ser segura.

Como preparar o Sururu?

A moqueca de sururu é um dos pratos mais tradicionais e típicos, mas antes de mais nada é muito importante lavar bem o sururu para não sobrar nenhuma areia nele. Pois, é muito chato na hora de comer e acabar comendo toda aquela terra que se acumula nele.

Como preparar o Sururu
Fonte/Reprodução: original

Feito isso, reserve o sururu, frite a cebola com o azeite de dendê, adicionando o tomate e o pimentão em seguida. Após escorrer o sururu, junte aos temperos com coentro e deixe cozinhar por 10 minutos, coloque o leite de coco e deixe cozinhar por mais um tempo até que fique pronto.

‌A moqueca de sururu é servida com arroz e podem ser adicionados alguns outros acompanhamentos a depender do gosto pessoal de cada um.

Você acabou de descobrir que o sururu é carregado, no entanto, também viu que ele é muito nutritivo e gostoso. Que tal provar um caldo, moqueca de sururu depois da cicatrização total da sua cirurgia ou tatuagem?


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *