O Mel é um dos alimentos mais versáteis presentes no nosso dia a dia, um alimento completo em vitaminas e extremamente saboroso. Pode ser um dos maiores aliados do seu intestino, ajuda-o a funcionar de forma eficiente e melhora em muito sua saúde devido ao grande número de benefícios presentes no mesmo.
Quais os tipos de mel?
Todos conhecemos o delicioso mel, e temos apenas um certo conhecimento de que é produzido pelas abelhas, mas você sabia que existem vários ingredientes para esse alimento? Abaixo você tem uma lista dos mais diferentes tipos de mel:
- Mel de Laranjeira: Esse tipo de mel está presente nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. O mel de laranjeira compõe uma certa cor clara, com um sabor suave, com um leve tom de sabor cítrico. Ele é um grande aliado para quem sofre de insônia, além de ajudar a regular o seu intestino.
- Mel de Eucalipto: Esse mel é um dos mais populares entre os outros, pois é bastante usado no combate a dor de garganta, sinusite e resfriados, por conta da sua reação expectorante. Ele tem sua produção feita na região Sul e Sudeste, e se diferencia do mel de Laranjeira, tem uma coloração um pouco mais escura, e um sabor mais refrescante.
- Mel de Uruçu: Ele é produzido na região Nordeste do país, e tem um tom bastante amarelado, tendo seu gosto associado ao própolis. Ele é feito por abelhas brasileiras sem ferrão, e é bastante utilizado em nossa medicina, por conter bastante água.
- Mel de Borá: Embora tenhamos o conhecimento de que o mel tenha o gosto bem doce, o mel de borá tem o gosto puxado para o salgado e levemente ácido. Por isso é muito utilizado no acompanhamento de peixes e outros tipos de comida como o queijo.
- Mel de cipó-uva: Esse tipo é bastante utilizado para fins medicinais, e ajuda a aliviar cólicas intestinais, dores nos rins, além da sua capacidade de fazer com que seu organismo retenha magnésio.
- Mel Jataí: Esse mel é produzido em todo país, e tem uma cor clara e um sabor levemente ácido. É ótimo para sintomas de gripes mais simples por suas ações descongestionantes.
- Mel de Caju: Feito da mesma fruta, é um mel muito utilizado no combate à anemia, por conta da sua grande concentração de vitamina C, ingrediente insubstituível para a absorção de ferro.
Qual o benefício do mel para o intestino?
O mel pode ser utilizado das melhores formas possíveis para o intestino, uma das funcionalidades do alimento é no combate das úlceras, que pode fazer com que haja o alívio da dor, além de ajudar na cicatrização.
Outra funcionalidade para o intestino seria o fim da prisão de ventre, se você faz parte de milhões de pessoas que sofrem desse tipo de problema, está na hora de colocar o mel em sua dieta.
Qual o melhor mel para o intestino?
Embora existam várias formas de mel, todos são muito bons para o intestino, não tendo necessidade de escolher um melhor, basta acrescentar o mel que você encontra em mercados para ter um intestino mais saudável, previne de várias dores e problemas futuros. Pois além da prisão de ventre, como citamos, ele também tem propriedades cicatrizantes.
O mel pode ajudar a soltar o intestino?
O mel é um dos grandes aliados no combate a prisão de ventre, ele ajuda e muito a soltar o intestino. O alimento tem uma riquíssima quantidade de frutose, facilita no trânsito intestinal, previne a prisão de ventre. Então, caso venha a ter o intestino preso, o mel pode ser uma grande escolha se aliado com outros alimentos.
Assim como qualquer outro alimento, deve-se consumir de forma moderada, adicione em uma dieta saudável para poder utilizar de seus benefícios da melhor forma possível.