Melão é indigesto à noite

Melão é indigesto à noite?

O melão é uma fruta muito tradicional no Brasil, mas será que melão é indigesto à noite? Muitas pessoas a‌creditam que apesar de seu sabor maravilhoso, a fruta pode não ser indicada para comer em períodos noturnos, sendo propensa a causar uma má digestão.

Mesmo se acreditando que melão é indigesto à noite, vale ressaltar que a fruta garante diversos benefícios à saúde, auxiliando na alimentação. Confira neste post tudo sobre a fruta e sobre os efeitos da digestão.

Como se forma uma indigestão?

A indigestão tem a ver com uma das etapas da digestão que não funcionou de maneira correta, o que acaba por causar sintomas adversos. Alguns fatores, como comidas gordurosas ou muito condimentadas, além de alimentos industrializados e até mesmo práticas como comer rápido demais, podem causar esse tipo de desconforto.

Como se forma uma indigestão
Fonte/Reprodução: original

Os sintomas mais comuns referentes a indigestão, e que por vezes são associados ao melão é indigesto à noite são os arrotos, sensação de peso no estômago, sonolência após as refeições, além de enjoos e náuseas.

Benefícios do melão na alimentação

O melão possui em sua composição alta concentração de potássio, zinco, ferro, fósforo, cálcio, vitaminas C e A, além de fibras antioxidantes que fazem muito bem à saúde. Seus efeitos benéficos estão relacionados ao auxílio da desintoxicação do organismo, pois a fruta também possui um efeito diurético.

Apesar de muitos defenderem que melão é indigesto à noite, vale ressaltar que ele auxilia no bom funcionamento dos rins, potencializa a imunidade e colabora para uma melhor saúde da pele, combatendo o envelhecimento precoce.

Como consumir o melão?

O melão pode ser consumido de diversas formas e geralmente é uma fruta muito consumida no café da manhã em fatias ou pequenos pedaços, porém existem outras formas de consumo, entre eles na forma de suco, geleia e até chá.

O melão é indigesto a noite, porém até as sementes podem ser aproveitadas, pois uma vez secas e trituradas, elas podem servir como ingredientes em sucos e saladas de fruta, trazendo e potencializando ainda mais seus benefícios à saúde.

Combatendo os sintomas da indigestão

O lado bom é que para esse tipo de incômodo algumas práticas podem ajudar a diminuir a indigestão, entre elas, não comer comidas tão gordurosas e de procedências duvidosas, além de mastigar bastante os alimentos antes de engolir e também comer devagar.

Além disso, comer alimentos mais saudáveis e menos industrializados também é uma forma de garantir a prevenção sobre a indigestão. Caso os sintomas continuem é indicado que se procure um médico a fim de verificar um tratamento para combater os sintomas desse desconforto no estômago.

O melão pode ser consumido à noite?

O melão é indigesto a noite, pois uma vez que a fruta possui muita água ela pode fazer com que o estômago fique cheio, já que os ácidos estomacais são dilatados. Além disso, o melão é indigesto à noite, pois em virtude dessa dilatação o processo de digestão se torna mais pesado e demorado.

O melão pode ser consumido à noite
Fonte/Reprodução: original

É importante ressaltar que o alimento deve ser consumido com moderação uma vez que por ser digerido de maneira mais rápida, especialmente se consumido de maneira correta, ele pode causar no organismo uma alta de glicemia, sendo necessária uma maior quantidade de insulina no organismo.

Sabendo que melão é indigesto à noite, seu consumo deve ser moderado a fim de evitar os desconfortos causados pela indigestão. Durante o dia, o consumo também precisa ser equilibrado para não causar no sangue um pico de glicemia, portanto, se mantenha atento e consuma a fruta com moderação.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *