Manteiga é remoso?

Manteiga é remoso?

A manteiga é um alimento que surgiu há um bom tempo, de origem animal, pois como sabemos a primeira versão é feita do leite, esse ingrediente sempre foi e segue sendo usado na culinária, das mais variadas formas.

E para quem pensa que ela é apenas gordura, que faz mal e pode ser substituída em receitas, não se engane. A manteiga contém  alguns nutrientes em sua composição. Logicamente, assim como todo alimento, o que não devemos fazer é consumir em grandes quantidades e estar atento às combinações preparadas com ela.

A manteiga tem efeito remosa no organismo?

A manteiga apresenta em sua composição gordura saturada, o que caracterizaria ela causar efeito remoso no organismo, mas se usada em quantidades moderadas não é prejudicial, como o efeito de outros alimentos que possuem o mesmo tipo de gordura.

Quais os alimentos têm efeito remoso?

Um alimento para ser caracterizado como remoso possui ingredientes que causam inflamação no organismo. Normalmente costumam ser os alimentos que médicos e nutricionistas nos alertam quanto ao seu consumo: açúcar, gordura, óleo, embutidos são parte dessa categoria de alimentos pró inflamação.

Quais os alimentos têm efeito remoso?
Fonte/Reprodução: original.

A questão é que se o corpo estiver se recuperando de um processo de cicatrização ou pós cirúrgico, por exemplo, o uso desses alimentos devem ser evitados para que se cure o corpo com maior eficiência, se a pessoa ingere muito esses elementos pode prejudicar sua recuperação.

Quais os benefícios no consumo da manteiga?

Para quem pensa na manteiga apenas como um alimento gorduroso, saiba que ela traz alguns nutrientes, embora em pequenas quantidades, mas presentes. Traços de proteínas, cálcio, ácidos graxos, vitamina D e por fim alto teor de vitamina A. Claro que seu valor calórico é alto, porém não é um alimento consumido em grandes quantidades, é onde entra o nosso entendimento em usar esse ingrediente de maneira moderada.

Como consumir manteiga de forma saudável?

A manteiga faz parte de variados preparos culinários, ela entra em preparos doces e salgados, acrescenta além de sabor, texturas aveludadas quando usadas em molhos. Num bolo ajuda a preservar a maciez e evitar que o bolo fique seco ou pode fazer parte de recheios e coberturas.

Acrescentar ervas nela e preparar cubinhos que podem ser congelados e usados em receitas é uma opção muito difundida e traz praticidade ao dia a dia.

Quais males a manteiga pode provocar no organismo?

O consumo de uma manteiga com sal em excesso, para quem é predisposto a ter hipertensão pode causar mal, porque a gordura se deposita nas artérias do coração causando infarto. Mas vale reforçar: se o uso for exagerado.

Quais males a manteiga pode provocar no organismo?
Fonte/Reprodução: original.

Qualquer alimento ou bebida que consumimos, se ingeridos em excesso, irá fazer mal. Alimentos considerados mais naturais também devem ser dosados no seu consumo, porque usado em excesso fará mal ao organismo.

Até a combinação entre nutrientes precisa ser cuidada, pois por vezes ao prepararmos uma refeição, podemos estar escolhendo combinações que não favoreçam nosso corpo. Um exemplo: a couve, alimento rico em fibras, vitaminas, ajuda no controle do colesterol e outros benefícios, mas se consumida em excesso, atrapalha a absorção do iodo em nosso organismo, prejudicando o funcionamento de nossa glândula tireóide.

Por esse e dentre outros motivos torna-se necessário avaliar ou pesquisar os alimentos que costumamos consumir, sem pré-julgamento entre fazer bem ou mal ao nosso organismo. 


Comments

Uma resposta para “Manteiga é remoso?”

  1. […] Cuxá é um prato típico da culinária maranhense, feito com camarão seco, gergelim, vinagreira e farinha d’água. É uma iguaria […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *