Saiba se o fígado é remoso e como ele é consumido

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Saiba se o fígado é remoso e como ele é consumido

Table of Contents

Por ser um dos alimentos mais populares da cozinha brasileira, não é muito incomum ver algumas pessoas fazerem cara feia para ele, ou até mesmo se perguntarem se o fígado é remoso.

Ainda assim, existem algumas discussões a respeito das propriedades nutritivas do alimento, especialmente na forma que ele é consumido por muitos brasileiros que adoram o bom e velho fígado acebolado.

Portanto, nesse artigo iremos explicar em definitivo se o fígado é remoso e qual a maneira mais apropriada do alimento ser consumido, para aproveitar ao máximo as suas partes positivas e, obviamente, evitar as negativas.

O que é o fígado?

Assim como nos seres humanos, o fígado consumido nas refeições é um órgão que faz parte dos animais. Geralmente, o alimento preparado para nossa comida vem de frangos, bois ou porcos, que também costumam ser as fontes das carnes mais consumidas pelos cidadãos.

Como o fígado é consumido?

Antes de discutir se o fígado é remoso, é importante saber como o alimento é consumido. Em sua grande maioria, o fígado costuma ser preparado cozido, sobretudo o fígado de galinha, ou frito, preparo mais comum para de boi, conhecido como bife de fígado, que costuma ser preparado com cebola.

Como o fígado é consumido
Fonte/Reprodução: original

As duas formas de preparo são geralmente consumidas no almoço de muitas famílias, especialmente em finais de semana, onde ocorrem as tradicionais reuniões familiares, que costumam ser recheadas com o bom e velho churrasco, onde o fígado geralmente serve de acompanhamento.

O fígado é remoso?

Deixando claro de imediato, sim, o fígado é remoso. Contudo, o alimento possui muito valor nutritivo, por sua alta concentração de ácido fólico, ferro, vitaminas do complexo B e vitamina A, que são muito importantes para o funcionamento do corpo humano. Desse modo, o consumo moderado do fígado é extremamente recomendado.

Outro ponto positivo do alimento é sua riqueza em ferro, vitamina B12 e ácido fólico, nutrientes muito importantes na formação de glóbulos vermelhos no sangue, o que auxilia a evitar a anemia.

Porém, em contrapartida, o fígado é remoso devido ao seu alto nível de colesterol, sobretudo se servido frito. Além disso, ele é rico em metais pesados como cádmio, cobre, chumbo ou mercúrio, que podem se acumular ao longo do tempo no corpo e trazer diversas complicações, como alterações na função renal.

Outra questão que deve ser considerada é o fígado ser rico em purinas, uma substância que aumenta os níveis de ácido úrico no organismo, que é prejudicial em diversas questões, e pode causar gota, uma condição que traz complicações para a locomoção.

Quem pode consumir?

Sabendo que o fígado é remoso, é importante se atentar ao consumo moderado do mesmo, especialmente para pessoas que já possuem problemas de saúde, como questões cardíacas, problemas renais, ou nas articulações.

Quem pode consumir
Fonte/Reprodução: original

Caso uma pessoa possua alguma dessas questões, mesmo conhecendo as partes positivas do consumo de fígado, é importante buscar orientações de um profissional para que, após análise e, se necessário, realização de exames, seja feita uma dieta moderada no consumo do alimento, seja frito ou cozido, acompanhado de outras comidas.

Conhecendo as vantagens e desvantagens, e sabendo que sim, se consumido em excesso, o fígado é remoso, você pode sempre se organizar para não deixar de aproveitar o sabor de um fígado acebolado, mas também não causando problemas futuros para o seu corpo. Desse modo, as reuniões familiares com aquele churrasquinho não deixarão de ter o bife de fígado para acompanhar a diversão e conversas longas entre parentes.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também