Saiba se a creatina prende o intestino ou não

Saiba se a creatina prende o intestino ou não?

Cada vez mais recomendada para os praticantes de exercício físico, o suplemento possui inúmeros benefícios comprovados ao corpo, mas será que a creatina prende o intestino?  Conforme estudos sugerem, a creatina é reconhecida por facilitar o ganho de massa muscular e tem um papel tão importante no nosso corpo, que ele mesmo o produz. 

Isso destaca sua relevância para nossa fisiologia e metabolismo. No entanto, por mais que haja a produção em nossos rins e fígado, será que o consumo diário da creatina prende o intestino?  

O que é a creatina?

A creatina é um componente natural dos músculos e tem papel fundamental na energia que o corpo empenha durante exercícios físicos de grande esforço. Assim, ao prover energia muscular, ela possibilita as contrações e execuções de movimentos intensos. Ao ingerir a substância, ela é absorvida e levada aos músculos, e dessa forma, impulsiona ainda mais o crescimento muscular e melhora o desempenho esportivo. 

O que é a creatina
Fonte/Reprodução: original

Apesar desse benefício, parte da população acredita que a creatina prende o intestino e faz mal à saúde. Porém, isso não se comprova verdadeiro, uma vez que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não proíbe a venda do suplemento no Brasil. Além disso, o composto é amplamente utilizado no meio atlético devido às suas inúmeras vantagens no desempenho esportivo. 

Para que serve a creatina e para quem é indicado?

A creatina serve como uma reciclagem de energia. Todo o nosso organismo precisa de energia para funcionar, desde os músculos até o cérebro. Infelizmente, não produzimos ATP (adenosina trifosfato) – que representa uma das principais formas de energia química do corpo –, o tempo todo. Portanto, a creatina entra para regenerar uma parte significativa desse gasto energético utilizado. Em consequência, os músculos tornam-se mais eficientes e resistentes. 

A creatina serve para grupos de variadas idades, e não se restringe apenas a atletas que buscam aumentar a massa muscular. Pessoas idosas ou indivíduos que desejam emagrecer podem integrar o suplemento em sua rotina diária para fortalecer os membros musculares e aumentar a disposição ao longo do dia. Mas será que a creatina prende o intestino? 

A creatina prende o intestino ou não?

Diferente do que pensa o senso comum acerca de que a creatina prende o intestino, a resposta é negativa! Por mais que não existam muitos estudos acerca dessa relação, não é possível afirmar que a constipação é derivada do consumo do suplemento. Muito pelo contrário, geralmente é apenas desidratação que faz mal ao sistema digestivo

Dessa forma, não há nenhuma evidência científica de que a creatina prende o intestino. Portanto, é recomendado que os consumidores mantenham uma boa hidratação e consumam fibras adequadamente no dia a dia para garantir um funcionamento saudável do sistema gastrointestinal.

Como consumir creatina?

Apesar de ser desmistificado que a creatina prende o intestino, seu consumo deve ser realizado com cautela. É aconselhado buscar um profissional da área da saúde para saber a quantidade ideal do suplemento a ser ingerido. No entanto, a variação fica entre 3g e 10g por dia.

Como consumir creatina
Fonte/Reprodução: original

A creatina pode ser consumida em qualquer período do dia, e é tomada com água ou misturada em shakes e bebidas. O importante é fazer a ingestão diariamente para que os efeitos de energia sejam significativos e perceptíveis no corpo.

Agora que você já sabe se a creatina prende o intestino ou não, e conhece melhor os benefícios do suplemento, acompanhe nosso site! Estamos sempre atualizando acerca das vantagens da suplementação e do bem-estar físico.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *