A canjica branca é uma comida bastante consumida pelos brasileiros, seja no Norte ou no Sul do país, principalmente na época junina. Desta maneira, algumas questões em torno do alimento surgem, como a dúvida se canjica branca prender ou não o intestino.
E para tirar todas as possíveis dúvidas, neste post você irá descobrir se a canjica branca prende o intestino, quais são os benefícios do alimento e como preparar a canjica perfeita, confira!
O que é a Canjica branca?
A canjica branca, nada mais é, do que uma espécie de milho, sendo que seu diferencial é a sua cor. Seu preparo pode ser realizado de diferentes formas, mas é comum que ela seja usada com algum tipo de leite e especiarias.
Dependendo da região do país, a canjica ganha um nome diferente. Enquanto no Nordeste é conhecida como munguzá, em outros estados brasileiros é chamada de canjiquinha, corá, jimbelé e até mesmo chá de burro. Sua origem não é conhecida com certeza, mas estima-se que tenha vindo da África ou Ásia.
Quais são os benefícios da Canjica branca para a saúde?
Por ser normalmente consumida em sobremesas, que levam diferentes tipos de leite e até mesmo leite condensado, há quem pense que ela não é beneficial à saúde, mas esse é um grande erro. Assim, conheça alguns dos benefícios da canjica branca:
Fonte de carboidrato
A canjica branca é uma ótima aliada fonte de carboidrato, o que irá gerar a sensação de saciedade e manter o funcionamento correto do corpo humano.
Repleta de vitaminas do complexo B
Esses tipos de vitaminas não são produzidas pelo corpo, então consumi-las através dos alimentos é fundamental. Elas ajudarão tanto o corpo, como a mente.
Rica em ácido fólico
O ácido fólico auxilia no funcionamento do corpo como um todo, mas é de essencial para a mente, principalmente para combater os sintomas de depressão. Essa ligação entre a falta de ácido fólico e os trastornos depressivos, foi analisada no estudo de Marcelo da Silva, João Pelizzari e Vagner Linartevichi.
Previne possíveis doenças cardiovasculares
As canjicas aumentam o teor de HDL, conhecido como colesterol bom, ao passo que diminui o LDL, o famoso colesterol ruim. Sendo assim, há uma diminuição das doenças cardiovasculares.
Auxilia no emagrecimento
A junção da saciedade com o colesterol bom da canjica branca a torna uma excelente aliada no emagrecimento. Vale salientar ainda que 160g de canjica tem cerca de 115 calorias.
A Canjica branca prende o intestino?
Não. Pelo contrário, a canjica branca irá ajudar no melhor funcionamento do intestino. Isso ocorre por conta das fibras presentes, que aceleraram o processo digestivo e aprimorar o trânsito intestinal. Assim, se você sofre com prisão de ventre, coloque a canjica como parte prioritária da sua dieta.
Como preparar a canjica branca?
Como dito anteriormente, existem várias maneiras de preparar a canjica branca, porém, para a mais conhecida você precisará de:
- 1 pacote de canjica branca;
- 200 ml de água (em temperatura ambiente);
- 1 caixa de leite condensado;
- 1 caixa de leite (mesma medida da caixa de leite condensado);
- 1 pacote de coco ralado;
- Especiarias a gosto, como cravo e canela.
Para o preparo dessa receita, basta deixar a canjica de molho por, no mínimo, 12 horas. Após isso, leve ao fogo, em uma panela de pressão, com a água e especiarias. Depois que pegar pressão, deixe cozinhando por 40 minutos.
Na sequência, coloque o leite, o leite condensado e o coco ralado, e cozinhe por mais 20 minutos, dessa vez com a panela destampada. Feito isso, basta servir do modo da sua preferência: quente ou frio.
Sabendo que a canjica branca não prende o intestino, incluí-la na alimentação do dia a dia pode oferecer muitos benefícios ao seu corpo, suprindo, inclusive, a necessidade de algumas proteínas e nutrientes. O preparo fica a seu critério, mas o uso de alimentos menos calóricos trará maiores proveitos para você.