Anchova é carregado

Anchova é carregado?

Apesar da dúvida se Anchova é carregado, esse é um dos peixes mais apreciados e consumidos em várias partes do mundo. Ótima para os amantes de frutos-do-mar quanto para os chefs profissionais, a anchova pode oferecer benefícios ligados aos seus nutrientes.

Neste artigo, vamos explorar essa questão e fornecer a resposta para a dúvida se anchova é carregado, os seus benefícios nutricionais e quais são os melhores modos de consumi-lo. Venha conosco!

O que é uma Anchova?

A anchova é um tipo de peixe que habita o ambiente marinho, pertencente à família Engraulidae, sendo encontradas em águas salgadas em várias partes do mundo e conhecidas por seu tamanho pequeno e formato alongado. As anchovas são geralmente prateadas e possuem um corpo fininho e comprido, com uma única barbatana dorsal, bem como uma barbatana anal curta.

O que é uma Anchova
Fonte/Reprodução: original

Esses peixes são muito populares na culinária de várias culturas, especialmente nas regiões costeiras. Eles são frequentemente usados para conservas, como as famosas anchovas em lata. Já a sua forma de preparo, entenderemos mais tarde como funciona, pode estar ligada a dúvida sobre se anchova é carregado e entender o processo pode ajudar a determinar a resposta.

Quais são os tipos de Anchova?

Existem várias espécies de anchova ao redor do mundo e cada tipo se diferencia tanto pelo seu sabor quanto pelo seu tamanho e habitat. Aqui abaixo estão os tipos de anchovas mais conhecidas:

Anchova-europeia (Engraulis encrasicolus)

Essa é uma das espécies de anchova mais comuns no Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo. Esse tipo é frequentemente utilizado para a produção de conservas de anchova.

Anchova-japonesa (Engraulis japonicus)

Esse tipo de anchova é encontrada no Oceano Pacífico Ocidental, principalmente nas águas próximas ao Japão. É valorizada na culinária japonesa e também é usada para a produção de molhos à base de peixe, como o molho de peixe “dashi”.

Anchova-da-Califórnia (Engraulis mordax)

A anchova-da-Califórnia pode ser encontrada pelo litoral norte da América do Norte, indo desde o Alasca até o México. É utilizada em pratos de frutos-do-mar e é popular na pesca recreativa.

Anchova-sardinha (Stolephorus spp.)

É um grupo de espécies de anchovas encontradas principalmente nas águas tropicais e subtropicais do Oceano Índico e do Oceano Pacífico. São utilizadas na culinária asiática e também para a produção de molhos de peixe, como o molho de peixe tailandês conhecido como “nam pla”.

Quais os benefícios do consumo da Anchova?

Antes de sabermos se anchova é carregado, precisamos compreender quais são os benefícios que seu consumo proporciona, e acredite, são muitos. Confira abaixo alguns desses benefícios:

Ajuda na redução de peso

A anchova contém uma quantidade mínima de calorias e uma quantidade maior de proteínas, se tornando um bom alimento para quem quer perder peso, já que o aumento dos níveis de proteína aumenta a saciedade, evitando o exagero na alimentação. Adicionar anchovas na sua dieta pode favorecer práticas voltadas à perda de peso consideravelmente.

Diminui a cólica menstrual

A anchova é rica em gordura boa e Ômega 3, ótimos moduladores inflamatórios que diminuem a contração uterina. Portanto, se consumidos três vezes na semana, as anchovas podem ajudar no período menstrual, aliviando as dores de cólicas.

Melhora a saúde ocular

A anchova possui diversos nutrientes e vitaminas que ajudam na saúde ocular. Essas vitaminas ajudam na produção de lágrimas evitando o ressecamento de suas córneas, evitando consideravelmente o risco de cegueira.

Controla o colesterol

Sendo rico em vitaminas e minerais e também uma ótima fonte de proteína, a anchova pode ajudar no controle do colesterol, e com a alta quantidade de ômega 3 presente nos peixes, ajudando no aumento dos níveis de colesterol bom e na diminuição dos níveis de gordura.

Fortalece os ossos

O peixe também contém ferro, vitamina A e cálcio, que colaboram para a saúde dos ossos, garantindo a força e prevenindo diversas doenças ósseas. A anchova também tem ferro que é super importante para a oxigenação das células também garantindo a nossa disposição.

Melhora o desempenho dos atletas

A anchova promove certo crescimento da massa muscular e tem um baixo teor calórico em uma boa quantidade essencial para o aumento do metabolismo e também ajuda a manter o equilíbrio entre gorduras e proteínas, melhorando o desempenho físico e reduzindo inflamações que podem ocorrer nas atividades físicas.

Protege a saúde do coração

Esse peixe é uma grande fonte de ácidos graxos poli-insaturados ômega 3, principalmente os ácidos graxos EPA DHA. A ciência confirma que o aumento do seu consumo está totalmente ligado à redução de riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A Anchova é carregada ou não?

Chegamos ao X da questão: Anchova é carregado? A resposta é não, visto que a anchova é um tipo de peixe que não está relacionado a qualquer tipo de processo inflamatório e pode ser consumido de forma segura e saudável, desde que seja adquirido fresco e preparado adequadamente. No entanto, como no caso de qualquer alimento, é importante considerar a origem e a qualidade do peixe que você está consumindo.

A Anchova é carregada ou não
Fonte/Reprodução: original

Apesar de anchova não ser carregado e ter vários benefícios, o peixe ainda assim conta com uma pequena concentração de mercúrio, que pode ser prejudicial à saúde se consumido em altas quantidades, afetando o sistema nervoso, o sistema cardiovascular e outros órgãos. Portanto, é recomendado seguir as diretrizes e recomendações das autoridades de saúde locais sobre o consumo seguro de peixes, incluindo a anchova.

Como deve ser o consumo das Anchovas?

Agora que esclarecemos a sua dúvida sobre se anchova é carregado ou não, vamos falar sobre os modos mais recomendados pelos especialistas de consumi-las que são grelhadas, assado, cozido e ensopado. São modos que ajudam a manter os nutrientes, porém ela também pode ser consumida frita, desde que com frequência moderada.

Fritar a anchova pode ser uma opção, mas é importante ter em mente que o processo de fritura pode adicionar gorduras e calorias extras à preparação. Ademais, para fritar, é necessário usar óleo quente, o que pode aumentar a formação de compostos potencialmente prejudiciais à saúde, como a acrilamida. Por isso, é recomendado consumir anchova frita com moderação.

Estas são as informações relevantes para quem tinha dúvida se anchova é carregado. Agora que você sabe que não, pode aproveitar e deliciar-se com esse saboroso peixe, mas tenha consciência do consumo moderado da anchova assim como qualquer outro alimento, para não causar danos à sua saúde!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *